Curti

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mensagens de Páscoa

"Você pai, mãe, tio, avô, você responsável, educador, você que trabalha com crianças, sua responsabilidade é extrema na hora de orientar os pequeninos sobre o que é a páscoa e seu significado, antes de criar a imangem do coelhinho de chocolate, explique de uma maneira lúdica para que seja formada na mente infantil uma imagem de paz, harmonia e renovação para essa data tão especial e não um esteriótipo de gula e guloseimas. Uma mensagem de páscoa para todas as crianças que um dia serão o futuro de nosso mundo." (Luis Alves - mensagens para crianças com temas de páscoa)
"Numa bela tarde, de frente para a tv, um pai foi indagado: Papai, o que é páscoa? O pai entretido com seu esporte preferido simplesmente respondeu: Páscoa é época de comer ovos de chocolate que o coelhinho traz para as crianças que se comportam! A criança, um menino de 5 anos em seu pleno desenvolvimento criou uma imagem e associou páscoa, com coelhos, chocolates e comportamento adequado. Essa explicação foi conveniente para o pai mas falha para a criança que associa uma data com guloseimas e pressão comportamental. As vezes os pais em sua comodidade, perdem a oportunidade de ensinar e educar uma criança, de forma lúdica, adequada e construtiva. Cada criança é um caso, não existe uma formula mágica para explicar algo tão complexo, cabe a você baseado em sua experiência, adequar a resposta da maneira mais lúdica possível, alguma história, um teatrinho, uma leitura, o importante é passar uma mensagem construtiva para a criança, não a mais conveniente."
Textos sobre a páscoa
"Páscoa Judaica ou Cristã: Não importa o dia ou o mês do ano que você se encontre, importa sim, que no seu coração a Páscoa sempre se faça presente, e que você possa renovar sempre o seu amor com aqueles que necessitam de uma palavra de conforto nas horas difíceis, que você torne-se um farol de luz a iluminar as trevas e caminhe com seu irmão ao encontro de Jesus!"
"Páscoa, pessach, seja qual for o nome ou a tradição ou o modo de comemoração o que realmente importa é a mensagem que essa data quer passar, uma época de renovações e esperança que após uma ressureição ou após uma fuga de um país opressor, uma nova perspectiva surge, um novo tempo. Talvez você pense que páscoa é só chocolate, mas para muitos, páscoa é hora de dar a volta por cima e recomeçar com mais força." (Textos de páscoa, Luis Alves)
Páscoa pessoal e profissional
"Durante todo o ano existem várias datas especiais, geralmente festivais religiosos como a semana santa e a páscoa onde se comemora o renascimento, a ressureição. São tradições milenares que se analisadas mais a fundo tem um grande significado e que deve ser aplicado em nossa vida. Faça uma reflexão, será que não é hora de uma páscoa em sua vida pessoal ou profissional?" (Luis Alves, textos sobre a páscoa)
Ressuscitar sua vida pessoal e profissional
"Era uma vez um homem que se diferenciou entre os seus, suas palavras trouxeram uma revolução tão grande que até os dias de hoje vemos sua repercussão em nossa vida e sociedade. Esse homem foi perseguido, preso e morto por algo que acreditava, e depois resuscitou para provar aquilo que pregava. Essa história, apesar de conhecida e comemorada todos os anos pode ser aplicada no nosso dia a dia pois a todo momento somos provados, testados, perseguidos e as vezes "mortos", mas são poucos que tem a força de se reerguer e conseguir uma verdadeira ressurreição pessoal ou profissional, pense nisso, não é hora de ressuscitar?" (Luis Alves, pensamentos e textos de páscoa)
Círio Pascal, Renascimento e luz
"O Círio é a luz, a renovação da vida, reflita sobre a palavra Renascer, nesse período de Páscoa, pois este é o verdadeiro significado da Páscoa. Que neste dia teu coração se encha de esperança, e luz, assim como a chama do círio pascal e teus sonhos se vistam de festa, teus olhos tenham um novo brilho transformando este instante no maior dos teus momentos! Feliz Páscoa!" (textos de páscoa e semana santa)
A páscoa na visão de uma criança
"Quando eu era criança não entendia muito bem a Páscoa. Só adorava procurar os ovinhos de chocolate que o coelhinho escondia. Mas, o que tem a ver coelho com ovos, seus símbolos, com a ressurreição de Jesus ou a fuga dos hebreus do Egito comandada por Moisés? Agora sei qual a relação de tudo isto. Os ovos são o símbolo do nascimento. Ali dentro, uma vida por vir ao mundo. É o eterno milagre da vida que renasce todos os dias. O coelho é o animal que se reproduz com uma velocidade estonteante, é uma ode à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias. Renascer é nascer, somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole. A fuga dos hebreus é o fim da escravidão de uma povo. A escravidão equivale à morte, escravizar equivale a tirar a vontade e a alma de alguém, equivale a tirar sua vida. Se libertar da escravidão é viver de novo, é renascer, é estar sempre começando tudo de novo. Por fim, Jesus é a ressurreição. Quer prova mais clara do que digo? Este eterno milagre que nos encanta é o milagre da vida que a Páscoa nos relembra. A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. Este é o dia de renascer, começar tudo de novo. De nos libertamos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia. Abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem. Nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso. Hoje é dia de renascer. Feliz Páscoa para todos." (Benno Assmann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário aqui....