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sexta-feira, 8 de junho de 2012


A TV e formação de valores


Muitos pais e educadores me questionam até que ponto a TV pode influenciar negativamente as crianças, principalmente no que tange a formação de valores. O fato é que a TV é um elemento que faz parte da sociedade contemporânea e não há como negá-la ou excluí-la da vida cotidiana familiar, mesmo porque, ela é uma importante fonte de comunicação e interação com o mundo. Cabe-nos apenas fazer o uso consciente desde aparato tecnológico e usá-lo a favor da família e das crianças através de um uso monitorado, consciente, crítico e seletivo.

Gostei muito de algumas dicas trazidas por Patrícia Serejo, Penélope Ximenes e Yvanna Gadelha-Sarmet no site Super Infância e achei pertinente compartilhar com vocês:

 Sobre o prejuízo de se assistir à TV: 
Assistir à TV, em si, não é prejudicial para a criança. Inclusive pode ser uma atividade educativa, relaxante, prazerosa e, nesse sentido, saudável. Mas assistir à TV pode se tornar fonte de problemas em alguns casos: 

a) quando essa é a única atividade de lazer da criança;
b) quando ela dedica a maior parte do seu tempo a essa atividade;
c) quando ela assiste a programas inadequados para sua idade. 

No caso em que a televisão é a única atividade de lazer da criança, ou quando a maior parte do seu tempo é dedicado a essa atividade, o prejuízo pode estar relacionado ao fato da criança perder oportunidades de relacionar-se socialmente, e assim, deixar de aprender comportamentos sociais importantes, como a empatia e a assertividade. Quando a criança assiste a programas inadequados para sua idade, ela pode passar a se comportar agressivamente ou de maneira sexualizada, porque utiliza os programas que assiste como modelos a serem seguidos.

Sobre a adequação dos programas: 
A adequação ou não de um programa depende dos valores da família. A família deve avaliar que assuntos estão sendo tratados naquele programa e a forma como eles estão sendo tratados e deve se perguntar: “eu concordo com isso? Isso está de acordo com os meus valores e com os meus conceitos?” 
Uma outra dica para saber sobre a adequação do programa é observar se houve mudanças no comportamento da criança desde que ela começou a assistir àquele programa, que mudanças foram essas e se essas mudanças são boas ou ruins para a criança e para a família.

Sobre a televisão educativa: 
É muito difícil impedir que as crianças hoje em dia tenham acesso a informações antes consideradas inadequadas a elas. Assim, a televisão pode ser fonte de muitas conversas entre pais e filhos sobre temas polêmicos e atuais. A criança deve ser estimulada a pensar e conversar sobre o que assistiu. Dessa forma, a família tem a oportunidade de discutir valores com as crianças, sobre o que é certo e errado, bonito ou feio, etc.

Sobre a diminuição do tempo assistindo à TV: 
Caso seja considerado, dentro dos valores de cada família, que a criança está muito tempo em frente à TV, os pais devem agir no sentido de incentivar e criar oportunidades para que a criança faça outras atividades, sejam elas em grupo, com outras crianças ou mesmo com seus pais. Os jogos, os passeios, as brincadeiras e os livros são excelentes formas de diversão, distração, relaxamento, aprendizagem e interação social. 
O exemplo dos pais também conta muito. Se os pais têm como maior fonte de lazer a televisão, os filhos tendem a aprender esse hábito com eles também.

Sobre a influência da TV no desenvolvimento das crianças: 
Trata-se de dois problemas. 
  • O primeiro é que enquanto a criança assiste à TV, ela não realizando outras atividades que podem favorecer mais seu desenvolvimento motor, social, etc.
  • O segundo problema é aprender a fazer o que fazem na televisão (quando não se tem a oportunidade de refletir sobre o conteúdo tratado) ou sentir muito medo, ansiedade e insegurança, desencadeados por programas que contêm temas inadequados como violência e sexo. Nesses casos, observamos surgir alguns comportamentos inadequados da criança que podem ter sido influenciados pela TV. Os pais são os responsáveis em julgar a que cada filho tem condição de assistir, de acordo com os valores de sua família.
Fonte: do blog da colega Nahara

Quadrilha para Crianças da Educação Infantil


1º Passeio dos namorados - os pares de braços dados, em fila desfilarão indo um par para o lado esquerdo e o outro para o lado direito. O grupo de casais que foram para o lado esquerdo fica lado a lado; o mesmo procedimento para os casais do lado direito.

2º Os cumprimentos – os grupos já estão formados e ficam um em frente ao outro, indo todos para o centro do salão se cumprimentam e retornam aos seus lugares.

3º O cumprimento das damas – os homens batem palmas, enquanto as mulheres vão até o meio dançando e segurando a saia. Cumprimentam sorrindo. Em seus lugares (retornam aos seus lugares, para ficarem ao lado dos cavalheiros).

4º O cumprimento de cavalheiros – os homens vão até o meio batendo os pés com as mãos para trás, depois tiram o chapéu, cumprimentando as damas e se curvam. Em seus lugares (retornam aos seus lugares colocando o chapéu)

5º O Galopê – de dois em dois cruzam-se os pares da esquerda e direita no meio do salão, e trocam de
lugares, sempre galopando.

Do 6º até o 11º item os passos são feitos em fila indiana!

6º Caminho da roça – cada dama fica na frente de seu cavalheiro, como fila indiana, havendo dama e cavalheiro, respectivamente.

7º Olha a chuvvvaaa – as mãos de cada pessoa são entrelaçadas acima da própria cabeça.

8º Já passooouuu - os homens colocam os braços para trás e as mulheres seguram a saia.

9º Mariii rose - as damas levam as mãos para trás, por cima da cabeça e seguram as mãos do cavalheiro que está atrás dela; Rose mariiiiiii – o cavalheiro passa a frente da dama, ainda segurando suas mãos, invertendo as posições.

10º. Olha a cobraaa – todos pulam

11º Já matouuuuuu – param de pular e continuam andando

12º Preparar-se para a grande roda – todos dão as mãos

13º Grande roda – a roda já formada vai girando

14º Damas ao centro – as damas fazem uma roda por dentro da roda maior que permanecem os cavalheiros
GIRANDOOOO

15º Preparar-se para a cestinha de rosas - damas ao lado direito de seus cavalheiros, ainda com as duas rodas formadas.

16º Cestinha de rosas, enlaçouuuuuu – os homens erguem os braços e ficam as duas rodas entrelaçadas.

RODANDOOOOO

17º Grande roda – voltam à posição do item 13º, dando-se as mãos.

18º Cavalheiros ao centro

19º Preparar-se para a cestinha de cravos – os cavalheiros ficam a direita de seu par.

20ª Cestinha de cravos, enlaçouuuuuuuu – as mulheres erguem os braços e ficam as duas rodas entrelaçadas.

GIRANDOOOO

21ª Grande roda.

22ª Preparar para o caracol – a noiva começa a puxar a fila

23ª Olha o caracol - sem desfazer a roda, a noiva puxa a fila para o centro do salão, formando uma serpentina.

24ª Desmanchar o caracol – é desfeita a serpentina com a noiva retornando para o lugar inicial, formando-se a grande roda novamente.

25ª Passeio dos Namorados – os pares são formados e andam em fila. Os pares de braços dados, em fila desfilarão indo um par para o lado esquerdo e o outro para o lado direito. O grupo de casais que foram para o lado esquerdo fica lado a lado; o mesmo procedimento para os casais do lado direito.

26ª Preparar-se para o túnel – todos se dão às mãos por cima da cabeça, formando um túnel.

27ª Olha o túnel – o primeiro casal entra no túnel e os outros vão seguindo até desfazer o túnel.

28ª Passeio dos namorados

29ª DESPEDIDA – os cavalheiros saem acenando com o chapéu; as damas acenando com a mão.

A partir daí todos estão liberados para dançar o forró.