Curti

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cai número de alunos matriculados em escolas no país

Segundo MEC, 51,5 milhões estão inscritos nas redes privada e pública. Censo Escolar 2010 foi divulgado nesta segunda-feira.


O número de alunos matriculados nas escolas públicas e privadas do país caiu na comparação entre os dados de 2010 e de 2009. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 51,5 milhões de pessoas estão matriculadas no país, neste ano. Em 2009, eram 52,5 milhões.

Os números fazem parte do Censo Escolar dos dois últimos anos. Parte do levantamento de 2010 foi divulgada nesta segunda-feira (20), no "Diário Oficial da União". De acordo a publicação, 42.987.115 pessoas estão inscritas nas redes estadual e municipal. O número representa 22,5% da população total brasileira. Outros detalhes da pesquisa devem ser divulgados em breve.

Na soma referente às redes estadual e municipal, estão incluídas as matrículas na creche, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no ensino regular e na educação de jovens e adultos presencial (incluindo a EJA integrada à educação profissional), além de educação especial.

O MEC diz que o Censo Escolar reúne números enviados pelas secretarias estaduais e municipais de Educação e tem a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. As informações são usadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.

Secretário de Educação promete melhorar ensino e valorizar professor

Reprodução TV Globo



De acordo com o secretário de Educação Anderson Gomes, o Governo mudará o foco nos investimentos nos próximos quatro anos. No primeiro mandato a preocupação estava em recuperar a estrutura física, fazer reformas e montar laboratórios. Agora as atenções se voltam mais para a qualidade do ensino e a valorização do servidor.

“A valorização do professor será o nosso principal investimento. Queremos que nossos alunos tenham melhores resultados, como aconteceu com recentemente com vestibular da federal, e isso só é possível com professores bem remunerados e satisfeitos”, afirmou Anderson Gomes. Ele também garantiu que todas as escolas da rede estadual vão cumprir os 200 dias letivos em 2011.

Outra preocupação de quem assume a educação no Estado é a segurança. “Criaremos um pacto pela educação quem que estará presente a segurança. Vamos começar com o projeto Escola Legal, que vai criar um conselho específico para tratar da segurança em cada escola. Começaremos com 50 unidades mais afetadas por esse problema”, explicou o secretário.

Nas cidades atingidas pelas chuvas do ano passado, o governo ainda se comprometeu a construir 42 escolas ao longo do ano. Serão seis escolas estaduais e 36 municipais.