Curti

quinta-feira, 3 de março de 2011

Notícia importante: UFPB tem 72% dos professores doutores da Paraíba


Comparativamente com o Censo do Ensino Superior de 2009 realizado pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (MEC/INEP), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a dados de 2010, tem 72% dos professores doutores da Paraíba entre as Instituições Federais de Ensino Superior do Estado (IFES).

Segundo levantamento do INEP intitulado Dimensão Acadêmico-Administrativa em 2009, o Estado da Paraíba tem 1.650 professores doutores. Destes, de acordo com dados disponibilizados por Aline Lucena, da Divisão de Planejamento e Carreira da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), 1.188 pertencem à Universidade Federal da Paraíba, o que corresponde a 72% do total.

Já em relação ao número de vagas ofertadas no vestibular, a UFPB aparece com 61,15% do total da oferta na Paraíba, ainda segundo dados da Progep relativos ao ano de 2010. Enquanto o INEP aponta, dados de 2009, 11.475 vagas ofertadas entre as IFES da Paraíba, 7.017 são ofertadas pela UFPB.

Maior número de professores

Além de ter o maior número de professores doutores e a maior oferta de vagas no vestibular, a UFPB tem igualmente o maior número de professores das IFES da Paraíba.

Enquanto o levantamento de 2009 do INEP aponta 3.556 professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Paraíba, a UFPB detêm, sozinha, 57,28% destes ou, mais precisamente, 2.037 professores.

Maior número de alunos de graduação matriculados

Também em número de alunos de graduação matriculados, a UFPB detêm a maior fatia entre as Instituições Federais de Ensino Superior da Paraíba.
No geral, segundo ainda dados de 2009 coletados pelo MEC/INEP, existem 35.328 alunos de graduação matriculados nas IFES da Paraíba, enquanto que somente na UFPB são aproximadamente 25.000 alunos de graduação matriculados, o que corresponde a 70,77%.

Essa é a UFPB que conheço. Com muito prestígio e definições que ajudam o aluno a ser um cidadão competente. Por isso essa grande Instituição de ensino tem o meu voto de confiança. Não é em vão que faço Letras e Pedagogia aqui nessa família maravilhos.


Parabéns UFPB
 

Fonte: Agência de Notícias da UFPB- Fernando Caldeira