Curti

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Plano de Aula



Turma: Educação Infantil I e II

Conteúdo:

♦ O  lixo.

Público - alvo: ♦ Crianças de 3 a 6 anos.

  Tempo: ♦ 4 horas e 20min.

 Objetivos específicos:

Criar estratégias significativas, para que as crianças percebam que o lixo que produzimos em nossas casas podem ser reutilizado, reciclado e também reduzido;
♦ Incentivar as crianças a separar o lixo para que o mesmo possa ser reciclado;
♦ Distinguir os tipos de materiais;
♦ Desenvolver juntamente com as crianças sons musicais a partir do toque em alguns materiais ali presentes;
♦ Promover momentos lúdicos através da construção de desenhos com cascas de ovos pintadas pelas próprias crianças;
♦ Estimular o respeito pelo ambiente, construindo desenhos em papelão.

  Recursos:

♦ Tintas de várias cores; casca de ovos; papelão; pincel; desenho feito em folha de oficio; matérias que coletaram no lixo, como garrafas, jornais, frasco de maionese, latas de doce, caixa de sapato, caixinha de leite.

Espaço:

♦ Sala de aula.
Metodologia:

1º Momento
Descrição da aula: Conversei com as crianças sobre o lixo, e sempre enfatizando que ele pode ser reduzido, reutilizado e também reciclado. Em seguida mostrei para eles/as os materiais que eu tinha levado para a sala de aula (sem esquecer os demais tipos de lixo que encontramos por aí), e disse para que eles poderiam ser utilizados.
2º Momento Sentar no chão em forma de circulo, e discutimos juntos sobre o lixo que produzimos em nossas casas.  A partir da fiz um breve questionamento sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta.
3º Momento Mostrar para eles/as alguns materiais nos quais eu tinha levado, e assim pude ajudá-los a identificar alguns tipos de materiais que vão para o lixo e que podem ser reciclados e reutilizados.
4º Momento Pedri que as crianças pegassem uma caneta e tocassem nos materiais, na casca de ovo, nos papelões, nas caixas de leite, nos frascos de maionese, etc. Para que eles pudessem ouvir diversos sons, e identificassem a sonoridade de cada um.
5º Momento Pedir que as crianças pintassem as cascas de ovos, depois de pintadas eles iam pegar um desenho e com as cascas coloridas eles iam quebrar as cascas formando assim um mosaico.
6º Momento As crianças em grupo iriam desenhar e pintar um ambiente que o lixo não estivesse presente, ou seja, pedi que eles desenhassem algo que eles imaginassem sem o lixo, como eles queriam que fosse o meio ambiente.

Avaliação:
Contínua, através da capacidade, desenvoltura, habilidades e competências, criatividade, e autonomia de cada um. 




Produzido por Kamylla Herbelly

ATIVIDADES




















Não passe sem deixar o seu comentário!

Eu sou aquele que está vivo! Estive morto, mas agora vivo para sempre. Eu tenho o poder sobre a morte e sobre o mundo dos mortos.
Apocalipse 1,18