Curti

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Desenvolvimento da leitura



De 3 a 6 anos - Pré-leitura

Nessa fase ocorre o desenvolvimento da linguagem oral. Desenvolve-se a percepção e o relacionamento entre imagens e palavras: som e ritmo.

Tipo de leitura recomendada: Livros de gravuras, rimas infantis, cenas individualizadas.

De 6 a 8 anos - Leitura compreensiva

A criança adquire a capacidade de ler textos curtos. Leitura silábica e de palavras. As ilustrações dos livros — que são extremamente necessárias — facilitam a associação entre o que é lido e o pensamento a que o texto remete.
Tipo de leitura recomendada: Aventuras no ambiente próximo, família, escola, comunidade, histórias de animais, fantasias, problemas.

De 8 a 11 anos - Leitura interpretativa

Aqui ocorre o desenvolvimento da leitura propriamente dita. A criança já tem capacidade de ler e compreender textos curtos e de leitura fácil com menor dependência da ilustração. Orientação para o mundo da fantasia.

Tipo de leitura recomendada: Contos fantasiosos, contos de fadas, folclore, histórias de humor, animismo.

De 11 a 13 anos - Leitura informativa ou factual

Se tudo estiver bem e as outras etapas tiverem sido trabalhadas corretamente, aqui já existe a capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto à ideia, estrutura e linguagem. Começa uma pequena introdução à leitura crítica.

Tipo de leitura recomendada: Aventuras sensacionalistas, detetives, fantasmas, ficção científica, temas da atualidade, histórias de amor.

De 13 a 15 anos - Leitura crítica

Aqui já vemos uma maior capacidade de assimilar idéias, confrontá-las com sua própria experiência e reelaborá-las, em confronto com o material de leitura.

Tipo de leitura recomendada: Aventuras intelectualizadas, narrativas de viagens, conflitos sociais, crônicas, contos.
Fonte: Internet

Calendários para Outubro "Turma da Mônica"



Se gostou, é só deixar um recadinho. 
Olá pessoal,

Quero me justificar com vocês a minha ausência. Estou construindo o meu TCC em Pedagogia e também em Letras,  por isso  estive ausente e sem postar nenhuma atividade. 

Quero aproveitar também e dizer que o  Projeto da Semana da Criança eu não pude fazer. Mais aqui você vão encontrar um projeto que tirei do Blog da minha colega professora Claudia. 



Obrigado pela compreensão de todos/as. 


Um abraço apertado e um beijo no

 



2-Projeto Dia das crianças



Ampliando o brincar
 

Objetivos
- Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
-Desenvolver  a brincadeira.- Promover a interação  entre os colegas.
Anos: Creche

Tempo estimado:Livre.

Material necessário

Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.

Desenvolvimento 

1ª ETAPA

Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos  artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.
2ª ETAPA

Deixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.
Avaliação
Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes.

Foto:Rodrigo Ratier
Créditos:Nova Escola 





 



DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

 


 

 







 
 









 
 





 

 





 

 





 

 




 

 





 

 







 

 





 

 





 

 





 

 





 

 





 

 


ATIVIDADES

                                                     


 

 


 
 



 

 


 
 

 

 



 

 


 

 


 

 


 

 


 

 


 

 


 

 

 


 

 



 

 


 






Blog da minha colega Claudia....  Valeu Claudinha... ♥