Curti

sábado, 8 de janeiro de 2011

Projeto ESCOLA ATIVA em Igaracy



Desde o ano passado (2010) o nosso município passou a trabalhar com o Projeto Escola Ativa nas Escolas da Zona Rural. E para entendermos o que é esse projeto precisamos saber que é uma estratégia metodológica criada para combater a reprovação e o abandono da sala de aula pelos alunos das escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula. Para garantir a melhoria da qualidade da educação no meio rural, o projeto utiliza diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.
As concepções que fundamentam a Escola Ativa são baseadas na compreensão de que para se obter mudanças no ensino tradicional, melhorar a prática dos docentes e, conseqüentemente, a aprendizagem dos alunos nestas classes, deve-se levar em conta:
  • A aprendizagem ativa e centrada no aluno;
  • Aprendizagem cooperativa;
  • Recuperação paralela;
  • Promoção flexível

 Esse ano com certeza estaremos ingressando novamente no trabalho com esse projeto que tanto nos ajuda a enriquecer as aulas cada vez mais.