Curti

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Inscrição para o Sisu, como fazer?


Todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingressar na Universidade. É por meio do Sisu que as instituições públicas de educação superior selecionarão novos estudantes, exclusivamente pela nota obtida no Enem realizado em 2010.

O processo seletivo do Sisu será realizado no primeiro semestre de 2011, nele serão escolhidos candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.


Quem for selecionado na primeira chamada terá que fazer a matrícula na unidade para a qual foi indicado. Os estudantes que não conseguirem vaga poderão ser convocados nas segunda e terceira chamadas, quando serão preenchidas as vagas remanescentes. No final, os candidatos que não conseguirem colocação em nenhuma das chamadas poderão ficar em uma lista de espera das instituições de ensino.

Vagas
As vagas estão distribuídas em 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção.

Segundo Custódio Luis, pró-reitor e professor da Universidade Federal de Fortaleza (UFC), serão disponibilizadas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior para cerca de 3,4 milhões de pessoas que fizeram o Enem neste ano de 2010.


Custódio explica que, mesmo a quantidade de vagas sendo bem menor que o número de participantes do Enem, muitas dessas pessoas não utilizaram a nota apenas para o nível superior.


“O candidato pode utilizar sua nota também para concursos públicos, para o preenchimento de vagas ociosas e possíveis transferências. Quem estiver interessado em utilizar o Enem, para concursos pode fazer um contato com o MEC, e explicar para que finalidade fez o teste” , afirma.


Critérios
A UFC irá utilizar como critério de eliminação por nota, alunos que tiverem zerada na prova do Enem.

Dica
Procure fazer sua inscrição apenas quando tiver certeza do curso escolhido.

SERVIÇO

 
Endereço: http://sisu.mec.gov.br/
Período de inscrição: 16, 17 e 18 de janeiro
Contato: Pró-Reitoria UFC Telefone (85) 3366 9036
MEC - 0800 61 6161