Curti

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROJETO: Proclamação da Republica e Dia da Bandeira

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves



PROJETO: Proclamação da Republica e Dia da Bandeira



Unidade Escolar: Escola Municipal Wilson Leite Braga


Execução: Direção, Coordenação, professores e demais funcionários.

Tema: Proclamação da Republica/ Bandeira

Data prevista da execução: 14 à 18 /11/2011


Alunos atendidos: 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental

Período: Novembro

Duração: Uma semana


I- Justificativa
No dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República e no dia 19 de novembro comemoramos o Dia da Bandeira. O importante nestas datas, é reforçar o sentimento cívico, despertando na criança, amor, respeito pela pátria.


II- Objetivo geral
Despertar na criança o senso crítico levando-o a questionar a realidade atual do Brasil e a importância da nossa Bandeira.


III- Objetivos Específicos
- Discutir sobre a Proclamação da República;
-Esclarecer dúvidas e questionamentos sobre a Proclamação da República;
-Associar a Bandeira como um símbolo que representa o Brasil entre outros países;
-Entender o significado das cores da Bandeira;
-Despertar o sentimento cívico.


III- Atividades
1- Hasteamento da Bandeira
2- Ilustração do Brasil – aspectos positivos e negativos
3- Painel ilustrado
4- Poesias
5- Músicas
6- Reprodução do Hino Nacional/desenho
7- Cantar Hino Nacional
8- Apresentação cores da bandeira
9- Hino da Bandeira

V- Medotodologias:Todas as atividades serão realizadas com o auxílio do professor no momento da devocional.
As atividades de ilustração, colagem, serão feitas em sala de aula e expostas no pátio da escola.

VI- Cronograma
14/11- Hasteamento da Bandeira
- A importância da Proclamação da República
16/11- Apresentação da Poesia e Hino da Bandeira.
17/11Execução do hino Nacional e apresentação das cores da bandeira.

17/11 a 18/11 – Atividades sobre o tema e exposição na escola.



VII- Avaliação:
Será feita de forma contínua no decorrer das atividades propostas.

A década da educação no Brasil

Os resultados das transformações sócio-econômicas pelas quais passamos continuam a indicar que estamos no caminho certo. O ministério da Educação divulgou esta semana o Censo da Educação Superior no Brasil e os dados foram muito positivos. O número de matrículas, entre 2001 e 2010, mais do que dobrou. Cresceu exatos 110% em uma década.
O número de alunos matriculados atingiu 6,4 milhões de pessoas. As universidades federais tiveram um avanço substancial. Neste período, as matrículas nas federais aumentaram 86% e chegaram a 938 mil alunos. A maioria das vagas, entretanto, está concentrada em instituições privadas, com 74,2% do total de alunos do curso superior.
Este é um panorama, em maior ou menor grau, verificado no mundo inteiro, onde entidades privadas têm presença muito forte na educação, notadamente nos Estados Unidos, onde as mais bem avaliadas instituições, como Harvard, são privadas.
A mais forte expansão de vagas no ensino superior foi nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Norte, as matrículas cresceram 148%. No Nordeste, 128,5%. A participação do Nordeste passou de 15,2% de estudantes matriculados em 2001 para 19,3%, ultrapassando a Região Sul. O Norte concentra hoje 6,5% das matrículas contra 4,7% há dez anos. Já Sul e Sudeste perderam espaço. O Sul passou de 19,8% para 16,4% e o Sudeste, de 51,7% para 48,7%.
Este crescimento de matrículas na rede pública será ainda maior nos próximos anos, já que a expansão das vagas nas universidades federais, iniciada em 2007, ainda não se concluiu. Alagoas, que contou com o trabalho da bancada em Brasília, passa pelo processo de interiorização da UFAL, é um exemplo deste programa, que sempre contou com a liderança e a indispensável inspiração da reitora Ana Dayse.
Outro dado chamou a atenção no censo escolar: seis em cada dez alunos do ensino superior estudam à noite. As matrículas nos cursos noturnos cresceram de 56,1% para 63,5% em dez anos. Nas instituições federais predomina o atendimento diurno, com mais de 70% dos estudantes. Já as estaduais apresentam um atendimento mais equilibrado, com quase 46% dos alunos matriculados no turno da noite. Nas escolas privadas 72% dos alunos estudam à noite.
O ensino à distância progressivamente vai superando o preconceito e aumentando sua participação. A educação a distância responde atualmente por 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior. Estes números revelam que todo o esforço do governo na educação está trazendo bons frutos.