Curti

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O educador Português José Pacheco, critica modelos tradicionais de educação no TEDx Rio.

 
Em paletra realizada no TEDx Rio ele diz que não adianta querer padronizar fórmulas de ensino. Há muitos meios de ensinar, mas não existe nenhum que sirva para todos os alunos - disse Pacheco.
Ele exaltou os valores e os talentos individuais os educadores brasileiros, mas apontou grandes falhas estruturais no processo educacional brasileiro, classificando o Brasil como um país em risco:
- O analfabetismo funcional grassa. De que adianta pensar em tecnologia de ponta numa sociedade que ainda tem 20% de analfabetos funcionais?
Segundo ele, as leis que regem o sistema educacional estão totalmente defasadas e, pior, destacadas da realidade. Na Escola da Ponte, onde ele atua, que as crianças de uma dada turma não precisam ter a mesma, mas sim, estarem num mesmo nível de aprendizado.
- Quem foi o jegue que estipulou que todas as crianças numa turma têm que ser da mesma idade? - questionou. - Um dos problemas mais sérios é a síndrome do pensamento único.
A repercussão da palestra de Pacheco no Twitter foi altamente positiva, com alguns gaiatos exaltando o nome dele como possível ministro da educação aqui no Brasil. Outros classificaram a palestra como excelente e obrigatória para ser assistida novamente depois, quando o conteúdo estiver disponível em vídeo pela web.
- A educação está nas mãos de pessoas que não sabem o que é educação - finalizou Pacheco. - Mas não será este portuguesinho que dará a solução para os problemas educacionais do Rio e do Brasil. Eu não sei qual é essa solução. Volto pra minha terrinha e deixo o problema aqui para vocês mesmos resolverem, pois há solução sim. Só depende de vocês.


Você concorda com o educador José Pacheco?
PISO NACIONAL:
Professores podem ter o mesmo reajuste salarial dos senadores!

.
Abaixo-assinado por reajuste salarial IGUAL AOS DOS SENADORES   www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4645 


Os senadores Cristovam Buarque-DF e Pedro Simon-RS apresentaram em 16/12/2010 projeto de lei estendendo o mesmo reajuste salarial concedido aos senadores para o Piso Salarial Profissional Nacional para os professores da educação básica das escolas públicas brasileiras. Com o reajuste de 61,78% do aumento dos senadores, o piso salarial dos
professores passará de 1.024,00 para R$ 1.656,62, valor inferior ao valor pago aos parlamentares a cada mês: R$ 26.723,13. Para o senador Cristovam Buarque, a desigualdade salarial é substancial, talvez a maior em todo o mundo, com conseqüências desastrosas para o futuro do Brasil. Na opinião do senador, a aprovação do reajuste de 61,78% para os       professores da educação básica permitirá, ao Senado, uma demonstração mínima de interesse com a educação das nossas crianças e a própria credibilidade da Casa. Pelo exposto solicito que apoie o Abaixo-assinado que está disponível
em: www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N4645, e não deixe de divulgar. Qualquer um pode assinar,não precisa ser professor. Ajude a educação de nosso país. Por favor, leiam com atenção, assinem e divulguem para o máximo de professores que conseguirem. Algum barulho haverá de fazer.
 
Se não morre o homem que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador, que semeia a vida e escreve na alma.
(Bertold Brecht)