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sábado, 6 de agosto de 2011

Faltas por motivos de saúde custam R$ 2 bi à educação

Estimativa se refere a gastos com faltas e licenças de professores e funcionários da rede estadual; cerca de 20% se ausentam por ano
As faltas e licenças por motivos de saúde dos professores e funcionários da rede estadual de São Paulo custam, anualmente, uma média de R$ 2 bilhões aos cofres do governo. Aproximadamente 20% da força de trabalho contratada da Secretaria Estadual de Educação esteve ausente, durante o período letivo, por razões relacionadas à saúde.

As constatações estão na pesquisa "Faltas e licenças médicas: o absenteísmo na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo", dissertação de mestrado de Mário Augusto Porto publicada no fim de julho. Ele utilizou todo o banco de dados da pasta, que reúne informações de todas as 91 diretorias de ensino, entre maio de 2008 e julho de 2009.

"O valor de R$ 2 bilhões é uma estimativa em cima da folha de pagamento da secretaria, que custa em torno de R$ 10 bilhões", afirma Porto.

Em 2008, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei que limita em até seis por ano o número de faltas dos servidores estaduais para consultas médicas.

O estudo também constatou que os afastamentos por motivos de saúde se concentram nos meses letivos - em janeiro, por exemplo, quase não há faltas e licenças registradas. Para Porto, o maior prejuízo é pedagógico.

"O aprendizado do aluno também se dá pelo vínculo que ele constrói com o professor, que deve estar ali, presente", explica. "Além disso, os investimentos feitos com a formação continuada dos docentes podem ser perdidos, porque são chamados substitutos de fora da rede para cobrir as aulas dos afastados."

Para Rosemeire Reis da Silva, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e especialista no ofício docente, a questão das faltas é complexa. "Por um lado, há o prejuízo pedagógico, porque o aluno precisa do vínculo com o professor e a continuidade do trabalho fica comprometida", explica. "Mas não se pode culpar o profissional. Há muitos estudos sobre o mal-estar docente, que mostram que eles não se sentem valorizados nem reconhecidos."

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação afirma que tem implementado ações para melhorar as condições de trabalho e reduzir o absenteísmo. A pasta destaca ações preventivas, como o programa São Paulo Educação com Saúde, cujo objetivo é "promover a saúde dos professores e realizar o diagnóstico precoce dos servidores". O programa tem um investimento de R$ 27 milhões e deve beneficiar, em sua primeira etapa, 65 mil funcionários. A secretaria afirma também que oferece suporte para profissionais que apresentam algum problema de saúde.

Doenças. Segundo Porto, a maior parte das faltas e licenças por motivos de saúde são motivadas por problemas psiquiátricos. "Estudos mostram que as principais causas de afastamentos por motivos de saúde são por transtornos mentais, seguidos por doenças relacionadas a dores musculares", explica.

A advogada Andreia dos Santos Luiz, que atua no Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), concorda. "Isso ocorre especialmente por conta das pressões, ritmo de trabalho e falta de valorização que os docentes enfrentam", afirma.

Professores que já se afastaram do trabalho por motivos de saúde concordam. "A qualidade de vida do professor mudou muito nos últimos anos. São muitas frustrações", afirma o professor de ciências José Andrade, de 43 anos, há 22 na rede. Atualmente, ele leciona, mas já ficou afastado por causa de depressão.

Fonte:http://gazetaweb.globo.com

Professores da rede municipal recebem instrução para a Prova Brasil


Alunos da 4ª e 8ª série, respectivamente 5º e 9º ano da rede municipal, vão participar em novembro da Prova Brasil. Um teste que avalia a qualidade do ensino oferecido pelo Sistema Educacional Brasileiro. Em função disso, professores da rede estão sendo capacitados para inserir na prática das aulas o mesmo método exigido no teste, que contempla as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A formação aconteceu na quinta-feira (4), na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu educadores de 32 escolas de série finais.
Inicialmente, os professores conheceram os descritores cobrados na prova. Neles, estão propostos o sistema de prova que traz conteúdos elaborados, visando ao domínio da leitura e da interpretação, no caso da Língua Portuguesa, e raciocínio, nos problemas de Matemática. As formações serão realizadas quinzenalmente e visam capacitar os professores da rede.
De acordo com formador de Língua Portuguesa, Paulo Roberto de Souza, o objetivo é ensinar e apresentar aos professores do 5º e do 9º ano como a prova é aplicada, mostrar os itens do exame, e a maneira de como a Língua Portuguesa e a Matemática serão abordadas. Paulo Roberto explica que os alunos possuem muita dificuldade em responder a prova, por isso “a formação visa instruir os professores para utilizar o mesmo método aplicado na prova Brasil, para que isso possa ser inserido na metodologia das aulas”.
O método antes utilizado pelos professores dificulta as respostas dos estudantes na prova, uma vez que eles não conseguem compreender a didática usada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) responsável pela elaboração do exame, o que acaba causando baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com isso, a ideia é melhorar o desempenho dos estudantes na prova e dar um salto positivo no Ideb.
Se o Português exige o domínio da leitura, a Matemática não é diferente. “Os alunos também encontram bastante dificuldade”, comenta o formador de Matemática, Romário Araujo Mendes. A proposta, segundo ele, é trabalhar uma didática mais compreensível, mais atraente para os alunos. “Nessa formação o objetivo é trabalhar com os professores a elaboração de questões semelhantes às cobradas na prova”, afirma Romário.