Curti

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MEC muda relação de questões anuladas do Enem 2011

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira que a relação de questões anuladas pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região foi modificada. Uma das 13 perguntas que consta no processo foi retirada e outras duas acrescentadas. No total, os alunos do Colégio Christus terão 14 itens da prova cancelados.

Assim, foram anuladas, de acordo com a numeração dos cadernos amarelos do Enem 2011, as questões 25, 29, 33 e 34 de ciências humanas; 46, 50, 57, 74 e 87 de ciências da natureza; 141, 154, 173 e 180 de matemática, e a questão 113 de linguagem e códigos.

Segundo o MEC, os estudantes do Christus terão corrigidas 166 questões, mas o prejuízo será mínimo, devido à utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI) na elaboração da prova. Para os demais, 4 milhões de candidatos, todas as 180 questões serão consideradas válidas.

Em sua decisão, o desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do TRF5, não entrou no mérito de quais seriam as questões anuladas. Alertou ainda que não cabe à Justiça Federal interferir na decisão tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). "Como não há caminho obrigatoriamente apontado pela lei, não me parece lícito que a decisão judicial afaste a adotada pelo administrador."

Começa a avaliação da educação básica em escolas de todo País

A partir desta segunda-feira até o dia 18 de novembro ocorre em todo o Brasil a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de acordo com a data especificada para cada escola. Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 6,2 milhões de estudantes de 71 mil unidades de ensino públicas e particulares participam da avaliação em 5.538 municípios. Os resultados serão divulgados em julho do próximo ano.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame é composto pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), nacionalmente conhecida como Prova Brasil, e pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). O objetivo das provas é avaliar a real situação do sistema educacional brasileiro a partir do desempenho dos estudantes e fazer o levantamento de informações sobre escolas, professores e diretores.

A Prova Brasil é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no 5º e no 9º anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental. A Aneb avalia as redes pública e particular de ensino e abrange o 3º ano do ensino médio. Nesta edição do Saeb cerca de 1,9 mil escolas particulares participam da avaliação.

Edição especial

O Inep realiza também, no mesmo período, a edição especial da Prova Brasil direcionada aos municípios que reúnem pelo menos dez matrículas no 5º ano, mesmo que os estudantes estejam distribuídos em várias escolas. Dessa forma, o Inep atende ao pedido da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A edição especial permitirá a inclusão de maior número de municípios no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), criado em 2007 para avaliar a qualidade do ensino oferecido e usado em várias políticas públicas do Ministério da Educação. A adesão a esta edição é firmada por meio de assinatura de termo de compromisso. Com o apoio da Undime, mais de 250 municípios já fizeram a adesão.
A participação no exame dispensa inscrição. A partir dos dados coletados por meio do Censo Escolar, o Inep seleciona automaticamente as escolas. No dia das provas, estudantes, professores e gestores respondem a questionários socioeconômicos.

Provas

Cada prova do Saeb é constituída por dois blocos de língua portuguesa e dois de matemática. Os estudantes do 5º ano respondem a 22 questões de língua portuguesa e 22 de matemática. Os do 9º ano, a 26 de cada disciplina. Esse número de questões é aplicado também aos estudantes do 3º ano do ensino médio.
As escolas participantes recebem boletim de desempenho com os resultados das séries avaliadas. Os resultados de cada unidade escolar são liberados para consulta pela internet, na página eletrônica do Inep. Como o alvo da avaliação é a unidade de ensino, não são divulgados resultados ou emitidos certificados de desempenho individual dos estudantes.

As escolas que participam da Aneb não recebem resultados por unidade de ensino, mas as notas contribuem para gerar os resultados agregados por dependência, município, estado e país.
     

    Fonte: Terra