Curti

domingo, 23 de janeiro de 2011

Sisu divulga hoje o nome dos aprovados.

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (23) a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram selecionados 82.949 candidatos, segundo o ministério. A divulgação estava prevista para esta segunda-feira (24).
Confira aqui a lista de aprovados na primeira chamada.
Foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Segundo o MEC, entre 16 e 20 de janeiro, o SiSU registrou 2.020.157 inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos. O número de inscritos cerca de terço do total de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.

Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Após esse prazo, se ainda houver vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Outras duas chamadas estão previstas, uma para 4 de fevereiro, que terá matrículas em 8 e 9 de fevereiro, e outra para 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro.

Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.

Esta edição do SiSU, a terceira desde o início de 2010, foi marcada pela lentidão no sistema e reclamações de estudantes sobre a dificuldade para se inscreverem. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que precisará reforçar a infraestrutura da área de tecnologia da informação do ministério, mas negou que os problemas com o SiSU tenham sido motivados por falta de planejamento.

Na sexta-feira (21), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou todas as liminares que garantiam o acesso de alunos às redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e prorrogavam a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A decisão pode ser questionada no plenário do STJ, mas um eventual recurso só poderá ser julgado em fevereiro, quando termina o recesso judiciário.

Universitários passarão duas semanas em assentamentos rurais

Cerca de 170 estudantes universitários partem neste domingo de Brasília (DF) para assentamentos rurais de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, onde repassarão os conhecimentos que receberam em cursos visando a melhoria da qualidade de vida das populações do campo. A ação faz parte do projeto Senar Rondon 2011, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Os alunos, dos cursos de pedagogia, serviço social, medicina veterinária, agronomia, zootecnia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, educação física e direito, se inscreveram no projeto e ficarão nos estados por duas semanas, acompanhando o dia a dia dos assentamentos rurais. Neste sábado, eles assistem a palestras sobre os locais onde atuarão e participam de oficinas nas áreas de saúde, ciências agrárias e humanas.
Segundo a CNA, ao final das atividades em cada assentamento, os alunos deverão apresentar um relatório descrevendo as principais carências locais em relação à capacitação profissional. "A partir dessas informações, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Regional irá desenvolver programas de gestão na área da saúde, ações de promoção social e cursos profissionalizantes que atendam às necessidades da comunidade", informou a confederação por meio de nota.