Curti

domingo, 27 de dezembro de 2015

Projeto de Leitura Tema: Eu também quero ler

PROJETOS 2015




INTRODUÇÃO

    A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito. A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças, estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da grande importância que ela exerce na vida do ser humano. Acreditamos que há grande necessidade do ser humano adquirir  ao longo de sua vida uma boa bagagem de leitura, pois além de obter conhecimento, desenvolve um potencial crítico, para então questionar, duvidar, com isso saber mais e expor opiniões sem medo, e acima de tudo permite interpretar o mundo.
    Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, recontar a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal. A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação.

JUSTIFICATIVA

    Para prepararmos os nossos educando para esse mundo moderno e contemporâneo, percebe-se a necessidade de prepará-los para enfrentar  mutações. Portanto, uma sociedade letrada, precisa saber ler, escrever e principalmente se comunicar/falar. A valorização social de uma pessoa, atualmente, está intimamente ligada ao seu desempenho escrito, mas também ao oral, pela razão da ampla exposição aos meios de comunicação.

    
OBJETIVO GERAL

    Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando - os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Incentivar a formação de leitores;

• Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;

• Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;

• Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;

• Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;

• Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;

• Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;

• Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.



FAIXA ETÁRIA

    Este projeto será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Maria do Socorro Martins Costa, compreendendo a  faixa etária dos  10 aos 14 anos de idade. Que correspondem aos alunos do 4º e 5 º ano.   

METODOLOGIA.

Primeiro passo: A professora conta a história de um determinado livro e sorteia 1 (um) aluno para contar a parte que mais lhe chamou a atenção;
O aluno retirará um livro da biblioteca, o qual deverá ser lido em casa e em sala de aula a professora sorteará um aluno para que faça seu relato perante os outros, e em seguida farão um desenho; Será trabalhado durante o ano a história dos livros: “Os grandes clássicos. ”
Os alunos serão motivados a confeccionarem seus próprios livrinhos despertando sua imaginação através das gravuras.

Segundo passo: A professora se caracterizará como personagem de uma história escolhida antecipadamente, despertando nos alunos o encantamento com a contação de história; Posteriormente os alunos escolherão um livro de sua preferência na biblioteca e farão a leitura do livro escolhido em casa;

Será sorteado semanalmente 1(um) aluno para contar sua história e apresentar o livrinho aos colegas, usando a criatividade para envolver os colegas ( fantoches, caracterização de personagem, confecção de seminário);
Após leitura farão desenho da parte que mais gostaram da história e deixarão em exposição; Com os desenhos serão montados pastas que ao final do ano letivo cada aluno levará para casa..

Terceiro passo:  Continuação de histórias iniciadas;
Confecção de livrinhos de temas variados.

AVALIAÇÃO


   A avaliação dar-se-a ao longo do ano (respeitando  as faixas etárias) , observando a capacidade de cada aluno, na leitura dos livros, na interpretação dos mesmos, na oralidade e no interesse.