Curti

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Papel da cópia



Delia Lerner


Escrever não é copiar. Sabemos hoje que a cópia não é a chave que abre as portas da escrita. Sabemos que aprendemos a escrever escrevendo (produzindo textos baseados nas próprias hipóteses, refletindo e discutindo sobre elas) el endo, esforçando-se para interpretar o que outros escreveram convencionalmente. Faz sentido, então, incluir a cópia nas atividades escolares?

Sim, porque a cópia é uma prática a que todos recorremos fora da escola, quando queremos guardar uma receita, a letra de uma música, certa idéia de um autor.

Sim, porque a cópia implica uma intensa atividade intelectual. Não é uma reprodução mecânica (por isso, o resultado nem sempre é idêntico ao modelo). Só podemos copiar aquilo que, de algum modo, conhecemos: uma coisa é copiar um parágrafo escrito em um idioma conhecido e outra é copiá-lo em um idioma desconhecido. Copiar requer saberes específicos. Quando copiam, as crianças usam tudo o que sabem para que o texto fique o mais parecido possível com o original. Copiar pode ser, então, um desafio.

A cópia pode ajudar na aprendizagem quando contribui para a aquisição de uma forma fixa que será fonte de informação para produzir outras escritas; quando o aluno está escrevendo e busca numa palavra conhecida uma parte que serve para escrever outra palavra (para “livro”, pode procurar “li” em “limão”, por exemplo); quando elabora a ficha de um livro para a biblioteca e precisa localizar o título e o nome do autor; quando quer citar um verso de um poema ou uma frase de um personagem; quando se propõe a copiar um texto para conservá-lo ou enviá-lo a um destinatário.

Se reconhecermos que a cópia é somente uma das atividades que contribuem para a aquisição da escrita, se a incluirmos como recurso para resolver problemas de produção, se não esperarmos que o resultado seja cópia fiel do modelo e apreciarmos as diferenças como expressão da atividade intelectual das crianças no processo de reprodução, então podemos dar lugar à cópia no processo de alfabetização.

Delia Lerner é profesora titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires. 


Publicado em 22/07/2008
Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/noticias_ler_coluna.php?txtId=397

Filmes infantis para o dia da criança.

No mundo moderno de hoje é muito comum vermos famílias afastadas, uma vez que pais e filhos quase não se encontram durante o dia. Assim, no dia das crianças, é bom criar momentos para que estes tenham a oportunidade de divertirem-se juntos.
Assistir a um bom filme é pode ser uma ótima oportunidade de aproximação, além de ser um momento de muita diversão.
Alguns filmes podem ser destacados, pelo ótimo contexto que possuem trazendo grandes lições de moral, exemplos de cidadania e integração dos personagens.

Trazemos aqui algumas sugestões, para que as famílias se divirtam juntas.

- High School Musical: É um filme musical, da Disney, para adolescentes, que faz muito sucesso, a história de dois estudantes que se encontram num campeonato de basquete e depois participam de um karaokê e descobrem que a paixão pela música é algo em comum entre eles e pouco a pouco descobrem também que estão se gostando.
- Carros: Lightning McQueen é o nome do carro mais famoso da Disney, um carro de corrida ambicioso que descobre que o melhor não é chegar em primeiro lugar e sim o percurso da corrida, quando ele conhece e faz amizades com outros carros que o ajudam a descobrir que um troféu não é tudo na vida.
- A Era do Gelo:  Uma produção da Fox Animation Studios. Três animais divertidos enfrentam grandes desafios para devolver um bebê a sua família

- Lilo & Stitch: um fugitivo, criminoso e interplanetário em fuga com uma órfã, uma menina que perdeu seus pais em um acidente, juntos contra o universo. No filme, os roteiristas criaram um relato sensível e surpreendente, onde até os maus descobrem seu lado bom. Produzido pela Disney.

- Nem que a Vaca Tussa: Quando um fora-da-lei ganancioso trama se apossar da fazenda leiteira 'Pedaço do Céu', três vacas determinadas, um garanhão carateca chamado Buck e um animado curral de criaturas unem esforços para salvar a fazenda numa divertida jornada cheia de aventuras, criado pela Walt Disney.

- Shrek: um ogro tem sua vida invadida por uma série de personagens de contos de fadas, que acabam com a tranqüilidade de seu lar. Determinado a resolver o problema, ele faz um acordo com o Lord Farquaad e parte em busca para resgatar uma bela princesa. Com vozes de Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz e John Lithgow. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação, do estúdio DreamWorks.

- A Nova Onda do Imperador: Produzido pela Disney, Kuzco é o jovem imperador de um reino místico que é transformado em lhama por Yzma. Perdido na selva, sua única chance de voltar para casa e retomar sua vida está nas mãos de Pacha, um camponês de bom coração.

- Procurando Nemo: A vida na Grande Barreira de coral australiana é cheia de perigos quando se é um minúsculo peixe-palhaço. Quando chega a hora de Nemo deixar seu lar para ir à escola, Marlín o acompanha, nervoso e em pânico diante de cada movimento do filho. Nemo desafia o pai, se afasta e nada para além do "paredão" da bancada de coral para investigar um barco, e acaba levado por um mergulhador. O restante do filme acontece com o pai procurando o filho, que vive grandes e emocionantes aventuras. Uma produção da Disney.

- Pequeno Stuart Little: Stuart é um rato que vivia num orfanato até ser adotado pela família Little, o que faz com que sua vida mude completamente. Uma produção da Columbia TriStar.

- O Espanta Tubarões: Oscar é um peixinho falante que sonha grande e acaba sempre metido em 'águas quentes'. Lenny é um grande tubarão branco com um lado muito sensível e um segredo: ele é vegetariano! Mas quem disse que os dois não podem ser amigos? Animação dos mesmos criadores de Shrek. Do estúdio DreamWorks.

- Os Incríveis: Produzido pela Disney, uma família de super-heróis aposentados tenta levar vida cotidiana, mas são forçados a retornar à ativa para salvar o mundo.

- Os Rugrats e os Thomberrys vão Aprontar: Depois de um cruzeiro mal sucedido, família dos "Anjinhos" é isolada em uma ilha deserta e conta com a ajuda dos "Thomberrys" para escapar, da Paramount.





Bons filmes. 

Projeto para o dia da criança



Justificativa:
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável. Assim, devemos levar em conta o respeito ao espaço da criança, os desejos, os direitos e deveres e a sua singularidade.

Objetivos:
• Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas;
• Estimular a autoestima infantil;
• Evidenciar direitos e deveres da criança e valorizar o seu espaço;
• Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
• Proporcionar jogos e brincadeiras educativas que as leve ao mundo de fantasias;
• Proporcionar momentos de rodas de leitura, para que a criança possa construir um mundo imaginário e suas próprias fantasias.


Desenvolvimento:
Confeccionar lembrancinhas para o dia das crianças;
Desenhos divertidos para colorir sobre o tema;
Recorte e colagem;
Músicas e poesia sobre crianças;
Dobraduras divertidas;
Brinquedos com sucata variadas;
Brincadeiras e jogos divertidos;
Mensagens para o dia da criança;
Painel para o dia das crianças;
Culminância do projeto (piquenique).
Além disso, sugiro que o projeto poderá ser bem mais intenso como a construção de brinquedos antigos, receitas, passeio campal, visita ao clube infantil, campeonato de futebol, passeio em uma cidade vizinha, etc.  A criatividade é sua.

Avaliação:
Avaliar a participação, interação, comportamento, criatividade, procurando entender detalhadamente o processo de desenvolvimento de cada uma. 


ATIVIDADES:








desenho-feliz-dia-das-crianças





Músicas para o dia da criança




Beijão no coração de todos vocês que passam por aqui!