Curti

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estudantes de 50 cursos fazem prova do Enade neste domingo

Para saber o local onde vai realizar a sua prova, o aluno da UFPB deve consultar a pagina do Inep na internet, e deverá informar o número do CPF e senha

Neste domingo (6), estudantes concluintes de 50 cursos superiores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo 46 de cursos presenciais e 4 do UFPB Virtual, devem participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As provas serão aplicadas em diversos locais de João Pessoa e começam às 13h (horário de Brasília) e 12h no local.

O exame é aplicado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e a participação dos alunos da UFPB selecionados é obrigatória. Quem não comparecer à prova fica impedido de colar grau e, consequentemente, obter o diploma de conclusão do curso. Neste ano apenas os concluintes dos cursos ficam obrigados a fazer a prova. A prova que os calouros faziam em anos anteriores foi substituída pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para saber o local onde vai realizar a sua prova, o aluno da UFPB deve consultar a pagina do Inep na internet, e deverá informar o número do CPF e senha.

De acordo com o Inep, as informações do questionário subsidiam indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

Segundo Rosimar de Castro Barreto, da Comissão Permanente de Melhoria do Ensino (CPME) da Pró-Reitoria de Graduação, o Enade é um dos procedimentos de Avaliação da Educação Superior – SINAES - que classifica o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação, ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Deverão fazer a prova do Enade pela UFPB estudantes de 50 cursos sendo 46 cursos presenciais e quatro do UFPB Virtual assim distribuídos: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (12); Centro de Tecnologia (11); Centro de Ciências Exatas e da Natureza (7); Centro de Educação (3); Centro de Ciências da Saúde (1); Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (1);  Centro de Ciências Agrárias (1) e UFPB Virtual (4). Os alunos devem estar atentos para a obrigatoriedade do preenchimento do Questionário do Estudante (Portaria Normativa MEC nº 40/2007, art. 33 – J, § 1º). O prazo para preenchimento vai até este domingo (6 ) no endereço eletrônico: http://enade.inep.gov.br  .

Outras informações sobre o Enade na Pró-Reitoria de Graduação no Campus de João Pessoa ou pelo telefone (83) 3216-7279.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo

Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público


Os jovens gostam muito de estar em evidência, serem vistos, e  de saber que são populares entre os amigos.
Enquanto que os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I desejam ser acolhidos no sentido carinhoso da palavra ao serem  ouvidos e considerados em suas necessidades, os jovens do Fundamental II e Ensino Médio vivem para preservar a  auto-imagem no grupo.

Do Infantil ao Ensino Médio, apesar das características dos grupos serem bem distintas, há um dado em comum que não pode ser desconsiderado: o componente emocional.  Ambos os grupos desejam ser aceitos, respeitados e  valorizados.
Levar tudo isso em conta é de suma importância, pois é a base fundamental no relacionamento Professor x Aluno.  E um dos fatores que contribui para comprometer o bom relacionamento é o fato de que muitos Professores se revestem de ira ao disciplinar o aluno e o momento da correção que deveria ser um momento de ensino e reparação torna-se um momento de vingança e retaliação.
Este comportamento de repreender em público acaba alimentando e reforçando o comportamento indisciplinado do aluno, que no sentido de defender a sua imagem perante o grupo, vai até as últimas conseqüências para afrontar o Professor.

Precisa disciplinar? Faça-o de maneira discreta e use de sabedoria. Disciplina eficaz é aquela que faz com que o aluno aprenda tendo que reparar os erros cometidos e não ouvindo um sermão público.

Quer compartilhar os nossos textos e dicas com os seus amigos Educadores na Escola ? Na Reunião Pedagógica ? na Faculdade ?  Fique à vontade !

Quero ajudar neste ano  50.000 Professores a transformar a sala de aula,  por isso conto com a sua ajuda para distribuir, a todos os seus  colegas Professores,  o mini curso de Gerenciamento da Sala de Aula.

Basta enviar o endereço para eles realizarem o cadastro e passar a receber o curso por email:  www.sosprofessor.com.br

Escrito por: Roseli Brito