Curti

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Senai está com matrículas abertas para cursos em Campina e Bayeux

Com o objetivo de promover educação profissional e tecnológica em toda a região da Paraíba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com matrículas abertas para diversos cursos oferecidos nas cidades de Campina Grande e Bayeux.

Através do Centro de Ações Móveis (CAM), localizado no Distrito Industrial de Campina Grande, o SENAI está matriculando interessados no curso de Instalador Hidrosanitário, que apresenta carga horária de 100h. Para efetuar a inscrição é necessário que o candidato possua uma idade mínima de 16 anos e apresente no ato da matrícula as cópias dos documentos de Identidade (RG) e CPF.

O curso de Instalador Hidrosanitário é fruto de uma parceria entre o SENAI e a AMANCO, empresa produtora de tubos e conexões com operações. As matrículas estão sendo efetuadas no próprio CAM nos horários da manhã (8h às 12h) e tarde (13:30h às 17:30h).

Ainda na cidade de Campina Grande, o Centro de Educação Profissional Professor Stênio Lopes, mais conhecido como SENAI da Prata, também está de portas abertas para receber os interessados pelos cursos oferecidos na escola. A carga horária das aulas varia entre 20 a 160 horas, com turmas para os turnos da manhã, tarde e noite.

Ao todo, estão sendo oferecidos 50 cursos distribuídos nas áreas de alimentos, informática, mecânica de automóveis e metalmecânica. Entre os cursos ofertados destacam-se o de confeiteiro, padeiro, operador de microcomputador, desenhista de produto gráfico, operador de empilhadeira, mecânico de manutenção de motocicletas, fresador mecânico, saldador, entre outros.
As matrículas devem ser realizadas no SENAI Stênio Lopes, localizado na Avenida Dom Pedro II, 788, Bairro da Prata. O
atendimento ao público acontece nos turnos da manhã (7h às 11h), tarde (13h às 17h) ou à noite (18h às 21h).

Já na cidade de Bayeux, a Escola SENAI de Construção Civil está oferecendo os cursos de Aplicador de Revestimentos Cerâmicos, Eletricista de Instalações Prediais, Eletricista Industrial e Instalador de Tubulações. As aulas devem começar no início de fevereiro.
A carga horária dos cursos varia de 40 a 160 horas. Os interessados devem procurar o SENAI de Bayeux nos horários da manhã (8h às 11h) ou pela tarde (13h às 17h).

Informações adicionais pelo telefone (83) 2101-5408.
Fonte:
http://www.clickpb.com.br

MEC diz que inscrições para o Fies estão abertas, mesmo tendo atrasado um pouco

                                           
Após o atraso na abertura das inscrições no Fundo de Garantia do Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programado para esta segunda-feira (31), o Ministério da Educação afirmou que a adesão ao fundo está aberta. A abertura das inscrições ocorreu por volta das 14h.

Pelo cronograma inicial do Ministério da Educação, as inscrições deveriam ter começado em 17 janeiro, mas tiveram de ser adiadas devido à prorrogação do prazo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Desde o dia 17, o G1 recebe reclamações de estudantes que aguardam a abertura das inscrições. Eles dizem que não têm como pagar as mensalidades das instituições de ensino superior sem o financiamento.

O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior.

Estão habilitados a se candidatar estudantes matriculados em cursos de graduação pagos, que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior participante do programa. Além disso, o aluno precisa ter feito o Enem.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFies) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, deve digitar seu CPF, data de nascimento, um endereço eletrônico válido e cadastrar uma senha, que será utilizada sempre que acessar o sistema. Depois disso, o candidato receberá uma mensagem para validação do cadastro.

A partir daí, deve acessar o SisFies e se inscrever, informando dados pessoais, do curso e da instituição e informações sobre o financiamento solicitado. Nesse momento, deve escolher se quer financiamento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (os dois únicos agentes financeiros do Fies) e a agência de sua preferência.

Conclusão

Concluída a inscrição, o aluno deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino em até dez dias corridos, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

Validadas as informações, a comissão emitirá o documento de regularidade de inscrição (DRI). Com ele, o candidato deve procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil (conforme sua escolha) para formalizar, uma vez atendidas as normas do Fies, a contratação do financiamento. Isto deve ser feito até, no máximo, vinte dias corridos depois da conclusão da inscrição.

Condições de pagamento

Pelo Fies, durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão da graduação, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Encerrado este período, o saldo devedor será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

Segundo a Sesu, 486 mil dos 560 mil contratos do Fies firmados em 2009 estão ativos. Outros 71.381 contratos foram firmados em 2010.

Fonte: