Curti

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os Livros que mais Caem no Vestibular

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Machado de Assis

As listas de obras obrigatórias para o vestibular 2011 começam a sair. Para facilitar sua vida, a ME pesquisou os livros que mais caíram nas últimas 11 provas do maior vestibular do país, a Fuvest, que dá acesso à Universidade de São Paulo. A boa notícia é que eles são publicados por várias editoras, têm preços populares e são encontrados também em sebos. Confira abaixo os campeões do vestiba e comece a maratona de leitura!
Para saber quais os livros fazem parte da lista da Fuvest deste ano acesse www.fuvest.br
Para ler, clique nos itens abaixo:
Memória de um Sargento de Milícias
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 10 Autor - Manuel Antonio de Almeida Editora - L&PM, ÁTICA Publicado em 1854, o romance faz um retrato da linguagem popular e das camadas pobres e médias do Brasil da época de dom João VI. É um dos marcos do movimento literário do romantismo.
Vidas Secas
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 7 Autor - Graciliano Ramos Editora - Record, Navegar O romance de 1938 conta a história de personagens que tentam sobreviver à seca no Nordeste. Graciliano usa o discurso livre indireto, mostrando o fluxo de pensamentos dos personagens.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 6 Autor - Machado de Assis Editora - Bom Livro, Martin Claret Imagine uma biografia em que quem conta a história é o próprio protagonista - só que ele está morto! Para compreender a narrativa, preste atenção às reflexões do morto-narrador.
Macunaíma
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 6 Autor - Mário de Andrade Editora - Agir, Villa Rica Nesta obra modernista, de 1928, Mário de Andrade construiu um personagem que de herói não tem nada: o índio Macunaíma está sempre com preguiça e até cospe na cara dos outros!
Iracema
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 5 Autor - José de Alencar Editora - Bom Livro, Ateliê Se você amou Avatar, vai gostar de Iracema. O romance trata do conflito de culturas entre a índia Iracema e o português Martim.
Dom Casmuro
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular -5 Autor - Machado de Assis Editora - Martin Claret, Globo Narrador da história, Bentinho acredita que foi traído pela mulher, Capitu, com seu melhor amigo, Escobar.
Libertinagem
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 5 Manuel Bandeira Nova Fronteira, Scipione Livro de 38 poesias, de 1930, que consolida Manuel Bandeira como poeta modernista, tanto no conteúdo quanto na forma.
O Primo Basílio
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 5 Eça de Queirós Nobel, Best Bolso Quase todo vestibular cobra ao menos um livro do escritor realista português. Neste, a romântica Luísa comete adultério.
Auto da Barca do Inferno
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 5 Autor - Gil Vicente Editora - Ateliê, Bom Livro Escrita no século 16, a obra trata de personagens ainda atuais, de juízes corruptos a adúlteros.
A Hora da Estrela
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 5 Autor - Clarice Lispector Editora - Rocco A Hora da Estrela, de 1977, traz uma mulher como protagonista: Macabéa, que veio do Nordeste tentar a sorte na cidade grande.
A Cidade e as Serras
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 5 Autor - Eça de Queirós Editora - Ática, L&PM Outro clássico de Eça de Queirós, esta obra trata do caos urbano de Paris em contraposição às serras e à natureza de Portugal.
Poemas Completos
Quantidade de vezes em que o livro caiu no vestibular - 5 Autor - Alberto Caeiro Editora - Ibep Fernando Pessoa escrevia sob quatro heterônimos - Alberto Caeiro é considerado o mais sábio dos quatro.
Sagarana