Curti

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Professores precisam de ajuda !!
 
Você conhece  Professores que precisam de ajuda na sala de aula  com:
- alunos indisciplinados
- alunos que não querem nada com nada
- alunos que procrastinam sempre
- alunos que desrespeitam os colegas
- alunos que desrespeitam o Professor
- alunos que tumultuam a sala de aula

Se você tem colegas que estão passando por alguma destas situações então o curso de Gerenciamento da Sala de Aula é o primeiro passo a ser dado.

Curso gratuito, enviado por email. Inscrição no site www.sosprofessor.com.br
Passe esse email adiante para todos os Educadores que você conhece.


 
Roseli Brito Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
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Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina  dos alunos na Sala de Aula, indique o
curso " Gerenciamento da Sala de Aula " Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br

Estratégias para a Sala de Aula


O PROBLEMA NÃO É A DISCIPLINA

       Todos os dias os Professores estão às voltas em preparar o Plano de Aula ou o Semanário com as aulas a serem dadas naquela semana. As tarefas são planejadas, os materiais são separados. Ele crê que ao fazer desse modo, os alunos aprenderão, e se algo der errado simplesmente aplica a disciplina.

       Então..... algo dá errado e os problemas aparecem. O Professor procura preparar a aula seguinte perguntando-se o que ele pode fazer para conseguir a atenção dos alunos, ou motivá-los a empenharem-se nas aulas. Acreditando que alunos mais atentos e motivados oferecerão menos problemas de disciplina.

       Mas, no dia seguinte o ciclo repete-se e o Professor continua tentando lidar com a falta de disciplina dos alunos.
       O problema é que a maioria dos Professores não gastam nenhum tempo gerenciando as suas salas de aula. Se os procedimentos de gerencimento de sala de aula fossem ensinados, a maioria dos problemas de disciplina na sala desapareceria e mais tempo sobraria para ensinar.
  Você entra na sala de aula munida com os materiais e o Plano de Aula, naquele dia você até criou uma aula mais divertida para prender a atenção dos alunos, porém isso não é o suficiente.

        Se você ainda não criou procedimentos para: prender a atenção dos alunos, distribuir as tarefas, entrar na sala de aula, registro da aula no caderno, trabalho em grupo, procedimentos para faltas e atrasos, entregas de trabalhos e tarefas, apresentação de seminários, procedimentos para quando um aluno finaliza as tarefas antes de todos e um sem número de outras situações que necessitam de novos procedimentos, então lhe digo que quem controla a sala de aula não é você e sim os seus alunos. Eles é que de fato estão gerenciando a sua sala de aula do jeito que eles querem.

         Um Professor eficiente é um mestre no gerenciamento da sala de aula, pois ele sabe que o sucesso do aluno apenas ocorrerá quando o ambiente da sala de aula estiver organizado e estruturado para que o aprendizado possa ocorrer. E isso só acontece quando o aluno está realmente engajado na execução das tarefas.

         Gerenciamento da Sala de Aula e Disciplina não são a mesma coisa. O Professor não disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum aprendizado ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que a disciplina faz é minimizar um comportamento incorreto, porém não garante aprendizado. O aprendizado só ocorre quando os alunos estão concentrados na realização das tarefas.

 - DISCIPLINA: tem a ver em como os alunos se COMPORTAM
 - PROCEDIMENTOS: tem a ver em COMO as coisas devem ser FEITAS
 - DISCIPLINA: tem a ver com punição e recompensas
 - PROCEDIMENTOS: não existe punição e nem recompensas

         A grande maioria dos problemas que os Professores chamam de `problemas de comportamento`, nada tem a ver com indisciplina. O problema número um na educação não é a falta de disciplina, é a falta de procedimentos e rotinas que acabam deixando os alunos `no escuro`sem saber como proceder na sala de aula.
Para que os alunos saibam o que se passa na cabeça do Professor é necessário que o mesmo se manifeste criando os procedimentos e rotinas para o bom funcionamento da aula.

PORQUE OS PROCEDIMENTOS SÃO IMPORTANTES ?

           Os alunos aceitam prontamente a idéia de ter um conjunto bem definido de procedimentos, porque isso simplifica o seu dia a dia. Procedimentos eficientes possibilitam que várias tarefas sejam realizadas dentro do tempo previsto, com o mínimo de confusão e perda de tempo.

        Quando os procedimentos não são estabelecidos, muito tempo da aula é gasto na organização e realização das atividades. Como resultado surgem os comportamentos indesejáveis e então gasta-se mais tempo tentando colocar ordem no ambiente.

        Os procedimentos são o alicerce que dão sustentação ao aprendizado dos alunos. O rendimento final dos alunos está intrinsecamente ligado a como o Professor estabelece o controle da sala.
de aula por meio dos procedimentos criados logo na primeira semana de aula.

        Na próxima Newsletter você receberá orientações que ajudarão na criação de procedimentos para a sua sala de aula.
                

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Professor de CG trocava merenda por sexo; portal G1 repercute caso ( Que pouca vergonha)

arta-feira, 20 de julho de 2011




Os pais das crianças vítimas de abuso sexual na Escola Municipal Ageu Genuíno da Silva, no bairro da Ramadinha I, revelaram que o professor Malaquias Figueira, 58, acusado do crime, ameaçava os alunos de ficarem sem merenda caso algum deles contasse para alguém os abusos cometidos. Ele também seduzia as crianças, com idade entre sete e dez anos, presenteando-as com mochilas e vídeo games. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável. Os pais descobriram também que os abusos aconteciam desde 2008.


Eles denunciaram o caso ao Conselho Tutelar e à Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente. A dona de casa Maria José Costa, 33, contou que as duas filhas, de oito e dez anos, foram vítimas dos abusos sexuais cometidos pelo professor. O primeiro caso foi registrado no final de 2008, mas com medo, a criança não contou a ela e foi somente em maio deste ano, que a segunda vítima procurou ajuda da mãe. “Ela chegou em casa muito pálida, assustada e com a roupa desensacada, eu perguntei o que tinha acontecido e ela contou que o professor mandou ela ficar sozinha na sala de aula com ele, pra ajudar a desligar os computadores, e levantou a blusa da farda”, contou.

Ela explicou que um sobrinho dela, um garoto de oito anos, também foi vítima das investidas do professor no final de 2008. “Ele sempre atacava as meninas dentro do colégio, mas os meninos ele convidava pra ir a casa dele e oferecia videogames, mochilas, todo tipo de brinquedo. Ele dizia que a mulher dele estava trabalhando e que se sentia sozinho e que queria jogar videogame com os meninos. Para as minhas filhas ele não deu presente nenhum porque elas me contaram, mas as outras crianças recebiam presentes e as mães sem saber porquê”, explicou Maria José.


O caso foi denunciado à Secretaria de Educação do município e ao Ministério Público. A Delegacia de Repressão de Crimes contra a Infância e Adolescente. Ele trabalhava como professor polivalente e estava sendo investigado há dois meses.O promotor da Infância e Juventude, do município, Hebert Targino, explicou que uma sindicância administrativa foi aberta. “O inquérito foi concluído e foi constatado que ele abusava sexualmente das crianças. Uma das crianças disse que ele acariciava as partes íntimas dela.


O inquérito foi encaminhado para a justiça, o professor foi indiciado e aberta uma sindicância administrativa junto à Secretaria de Educação do município”, explicou. Para ele, o caso serviu de alerta para a intensificação de fiscalizações por parte dos coordenadores pedagógicos. “É um chamamento para os gestores das escolas, que devem estar atentos à postura dos professores”, revelou. O secretário de educação do município, Flávio Romero, confirmou o afastamento do professor. “Temos mais de dois mil professores na cidade. Esse foi um fato isolado, de uma pessoa que tem distúrbio de comportamento”, disse Flávio Romero.

A diretora da escola Municipal Ageu Genuíno da Silva evitou comentar o assunto e disse querer evitar a exposição das crianças.


REPERCUSSÃO

G1: Professor é afastado sob suspeita de abusar de alunas na PB

Estudantes tinham entre 7 e 9 anos, informou Promotoria. Abusos teriam ocorrido em escola municipal em junho do ano passado.


Um professor da rede municipal de Campina Grande (PB) foi afastado nesta terça-feira (19) sob suspeita de abusar sexualmente de quatro alunas entre sete e nove anos de idade, informou a Secretaria de Educação do município.

As denúncias chegaram ao Ministério Público em maio, mas os abusos teriam ocorrido em junho do ano passado na Escola Municipal Ageu Genuíno da Silva. Segundo um dos pais, as alunas eram vítimas de abuso dentro da sala de aula.

Segundo o promotor de Infância e Juventude de Campina Grande, Herbert Targino, que pediu o afastamento, o professor está foragido. “O caso está sendo investigado desde o ano passado e, concluído o inquérito, o professor foi indiciado”, afirmou.
Crimes contra a Criança e Adolescente, será repassado à Vara Criminal por crime de estupro de vulnerável.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campina Grande informou que a Secretaria de Educação aguarda o andamento do processo.


Fonte: Jornal Correio e G1