Curti

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ATENÇÂO ! UFPB está entre as melhores universidades da América Latina


 

A Universidade Federal da Paraíba aparece na 51ª posição entre as 100 melhores universidades de ensino superior da América Latina,segundo ranking divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities, instituto internacional de avaliação.

A UFPB superou no ranking outros centros tradicionais como o de Santa Catarina, o de Santiago do Chile e até da tradicional Universidade de Havana.

O ranking é divulgado duas vezes por ano - em janeiro e julho - e cobre mais de 20 mil instituições de ensino superior de todo o mundo. O relatório leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualidade de estudantes e professores, levando em conta seu compromisso com o ensino, os resultados das pesquisas e suas relações com outros setores da sociedade.

A ideia do ranking é motivar as instituições e pesquisadores a estarem presentes na web, divulgando com precisão suas atividades. Além disso, de acordo com a organização do  ranking, se o desempenho da universidade na web estiver abaixo da posição esperada em função da excelência acadêmica, deveria haver um esforço maior por parte da universidade na divulgação das publicações no âmbito online.

A UFPB está mais do que duplicando a sua dimensão acadêmica de 2005 para 2011. É o seu maior processo de expansão e reestruturação, desde a sua criação, em 1955. No ensino de graduação, o número de cursos aumentou de 50 para 104, as vagas para novos integrantes passaram de 3.700 para 8.100 e o número de alunos matriculados de 18.759 para 29.629.

No ensino de pós-graduação, o número de cursos de mestrado aumentou de 32 para 50 e o de cursos de doutorado de 12 para 28. O número de alunos de mestrado aumentou de 1.414 para 2.993 e o de alunos de doutorado de 470 para 1.290.

A melhoria acadêmica da UFPB é incontestável. Nas avaliações do ensino superior, o MEC utiliza o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), que vai de 1 a 5. No Nordeste, somente as UFPB, UFCG, UFPE, UFCE, UFPB e UFRN têm IGC igual a 4.

Na pós-graduação, mais de 60% dos cursos de mestrado e doutorado, em conjunto, obtiveram conceitos do sistema MEC/CAPES acima da nota média, que é 3 para os mestrados e 4 para os doutorados. A pesquisa e a produção científica da UFPB são muitos bem referidas nacional e internacionalmente.

" P.S  È por isso que eu prefiro a UFPB"


 

Texto e foto: UFPB (assessoria)/Clickpb