Curti

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tarefinhas para as crianças









Avaliação escolar


“Avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.” (HOFFMANN: 1994, p. 58)

Em nosso cotidiano estamos constantemente avaliando e sendo avaliados por aqueles que conosco estabelecem processos de interação, mesmo que muitas vezes não o percebamos conscientemente. Há, entretanto, um espaço onde essa avaliação determina muitas vezes o destino dos sujeitos: a escola.
A maneira como a escola avalia é o reflexo da educação que ela valoriza. Quando indagamos a quem ela beneficia, a quem interessa, questionamos o ensino que ela privilegia. Como instrumento de medida de conhecimento, a avaliação tem como enfoque principal aprovar ou reprovar o aluno. Desta forma, a garantia do ensino de qualidade foi abolida do processo escolar.


A avaliação escolar deve ser mais estudada e detalhada cientificamente, buscando considerar relações de afetividade entre professor e aluno que possam ser garantidas dentro das variadas formas de avaliação. A afetividade tem um respaldo significante sob a avaliação do aluno como um todo, devendo ter como aspecto fundamental, alcançar os objetivos do processo de ensino dentro dos fatores cognoscitivos e sócio-emocional, intimamente ligada a interação professor-aluno.


O cotidiano na sala de aula nos leva a verificar que existe uma proximidade entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo do aluno, consequentemente também na sua avaliação. O que confirma os problemas de aprendizagem causados pela má organização dos esquemas afetivos, principalmente na faixa etária de 6 a 10 anos, que compreende as séries iniciais do ensino fundamental.


Assumindo um caráter pedagógico, a avaliação precisa desvincular do processo classificatório, seletivo e discriminatório, para estabelecer o básico da sua função que se aplica principalmente ao professor que a utiliza, analisando e refletindo os resultados dos alunos. Desta forma, a avaliação propicia retomada de conteúdos, novas metodologias e um redimensionamento de trajetória conforme a necessidade do momento. Enfatizando assim o processo, refletindo o ensino que busca a construção do conhecimento.

A avaliação deve ir muito além de avaliar a aprendizagem do aluno, ela ultrapassa essa dimensão avaliando em contrapartida o trabalho da escola e o desempenho do professor, promovendo a revisão e a redefinição dos objetivos propostos.

Avaliar, mais do que saberes técnicos, exige sabedoria para compreender a complexidade do ser humano em desenvolvimento, para relevar suas deficiências menores, para despertar valores e virtudes, muitas vezes adormecidos, e, sobretudo, um depósito de discernimento, equilíbrio, afetividade, valores morais, intelectuais, estéticos, religiosos, elementos fundamentais para a importância e a grandeza da ação do professor.
Fonte:
Baseado no artigo de Lucilene Tolentino Moura


João Pessoa sedia evento nacional de Matemática

Pesquisadores da área de matemática se reunirão em João Pessoa no período de 22 a 26 de agosto de 2011, com o objetivo de apresentar trabalhos na área. Trata-se do IV EBED – Escola Brasileira de Equações Diferenciais que terá como local a Estação Cabo Branco.

O Comitê Científico, responsável pela organização do encontro, conta com a participação de professores de diversas instituições de ensino, entre eles João Marcos Bezerra do Ó da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alexandre Nolasco de Carvalho da Universidade de São Paulo (USP), Djairo Guedes Figueiredo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Felipe Linares do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Helena Nussensveig Lopes da UNICAMP e outros profissionais da área.

A meta principal do encontro é o de reunir pesquisadores da área para divulgar seus trabalhos em andamento, permitindo um intercâmbio de ideias entre os especialistas e, ao mesmo tempo, expor alunos e recém-doutores aos temas de pesquisas que vem sendo desenvolvido em diversas instituições brasileiras e algumas do exterior e, ao mesmo tempo, expor aos alunos de pós-graduação as tendências atuais da área de equações diferenciais.
Os professores convidados a ministrar minicursos, plenárias e conferências devem se inscrever até 17 de junho, preenchendo o formulário e anexando ao mesmo o resumo de seu trabalho no endereço eletrônico
http://www.mat.ufpb.br/ebed/. Este resumo deve constar de apenas uma página, seguindo o modelo em arquivo.