Curti

sábado, 21 de maio de 2011

Pesquisa diz que o Brasil é 3º país com mais escassez de talentos no mundo

A falta de profissionais em funções técnicas é um dos grandes problemas do mercado de trabalho. O outro, na opinião dos especialistas, é o fato de que funções técnicas não levam rápido aos postos de cima nas empresas.

Faz três meses que as aulas começaram em uma escola técnica. Eles nem precisaram esperar a formatura para arrumar emprego. No curso de rede de computação, 90% dos alunos já trabalham na área.
Situação semelhante à dos colegas, futuros técnicos em mecânica. Das dez profissões mais difíceis para contratar no Brasil, seis são cargos técnicos. Gente que tem ensino médio, não fez faculdade, mas tem habilidades específicas.

O Brasil precisa de muito mais técnicos do que consegue formar. Mas nem todos os jovens enxergam a escola técnica como a porta da frente do mercado de trabalho.

O problema está na dinâmica das empresas, explica o especialista em relação de trabalho, Arnaldo Nogueira. Gestores e administradores ainda sobem muito mais depressa do que quem executa funções técnicas.
“Mesmo as escolas técnicas de boa qualidade acabam formando técnicos que vão buscar o ensino superior porque quando chegam nas organizações, quem não têm ensino superior, é desvalorizado no mercado de trabalho”.
A falta de mão de obra qualificada não é um problema apenas do Brasil. Uma pesquisa feita em 39 países no começo desse ano mostrou que muitos enfrentam escassez de profissionais treinados.
O Brasil é o terceiro país no mundo com mais problemas em encontrar bons profissionais de nível, só perde para Índia e para o Japão. A principal explicação é inexperiência e a má qualificação dos candidatos.
Em seguida, vem a própria ausência deles no mercado. “Você tem que ter políticas de recursos humanos que valorizem os quadros técnicos e com clareza de modo a pessoa quando ingressa numa empresa, que tenha esse diferencial, ele perceba até onde pode chegar e aí ele avalia se vale a pena ou não”.


Fonte: http://pe360graus.globo.com/