Curti

sábado, 24 de setembro de 2011

A Importância da Leitura

 A leitura no mundo moderno é a habilidade intelectual mais importante a ser desenvolvida e cultivada por qualquer pessoa e de qualquer idade.
Apesar dos atrativos pelas novas tecnologias, hoje há um número expressivo de jovens que lêem porque gostam e ao mesmo tempo são usuários da internet.  Aqueles que são leitores têm muito mais chances de usufruir da internet do que aqueles que não têm contato com a leitura de livros, jornais e revistas. Contudo é a leitura literária que alimenta a imaginação, a fantasia, criando as condições necessárias para pensar um projeto de vida com mais conhecimentos sobre o mundo sobre as coisas e sobre si mesmo.
Nós sabemos que ler é um conceito muito amplo: podemos ler um bilhete simples, uma placa na rua, um sorriso de uma criança, um pequeno livro, uma imagem, ler a Bíblia ou uma receita. Ler (decifrar códigos) não é uma categoria polar, mas sim complementar e que exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos psicológico. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.
A prática da leitura e da escrita se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.