Curti

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Escritor Rubem Alves critica sistema educacional brasileiro em Seminário de Educação

O escritor elogiou o papel do professor no Brasil, especialmente aqueles que atuam em escolas públicas e dos desafios que eles enfrentam diariamente para ensinar



O escritor Rubem Alves abriu ciclo de conerências do Seminário Internacional de Educação nesta quinta-feira (21),  no Lar Escola Monteiro Lobato.
O escritor que tem 78 anos, fez brincadeiras, contou histórias aos educadores e, durante sua palestra, não poupou críticas ao sistema educacional brasileiro. “É muito difícil passar nos vestibulares, penso que nem mesmo o ministro da Educação passaria”, disse.

O escritor elogiou o papel do professor no Brasil, especialmente aqueles que atuam em escolas públicas e dos desafios que eles enfrentam diariamente para ensinar. Lembrou que a educação de qualidade passa pelos quatro pilares propostos pela Nações Unidas para a Educação (Unesco): Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver com os Outros e Aprender a Ser. Ao encerrar, Rubem Alves foi ovacionado e aplaudido em pé pelo público.
Na tarde desta quinta-feira, o Seminário teve outras duas conferências: às 14h – “Transformando a Sala de Aula”, com o professor José Inácio da Silva Pereira (Pachecão) - formado em Engenharia Mecânica pela PUC-MG, pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFMG, professor de Física, é precursor do estilo aula-show, que modificou o processo de ensino no Brasil. Também é autor de livros que abordam o tema Enem; e às 15h30 – “O Educador do século XXI”, com Augusto Cury - psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, desenvolveu uma das poucas teorias sobre o funcionamento da mente e a construção do pensamento, denominada inteligência multifocal; na Espanha realizou pesquisas em Ciências da Educação na área de qualidade de vida.
A mesa foi presidida pela deputada estadual Maria Lúcia Amary, que é professora e membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.