Curti

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

UFPB e UEPB estão entre as universidades que mais aprovaram no Exame da OAB




A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ficaram entre as cinquenta instituições de nível superior com melhor índice de aprovação  no último Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

De acordo com matéria do portal Terra, a UFPB conseguiu aprovar 56,98% dos estudantes de Direito, ficando em 17º lugar, e a UEPB teve um índice de aprovação de 38,65%, galgando a 45° colocação.

Já a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic) ficou entre as piores colocadas no exame da ordem da OAB e não conseguiu aprovar nenhum de seus alunos.

O número de aprovados na 5ª edição do exame unificado é superior à edição anterior, quando cerca de 15% dos candidatos conseguiram se inscrever nos quadros da OAB. De acordo com o coordenador nacional da prova e secretário-geral da OAB, Marcus Vinicius Furtado Côelho, dois fatores contribuíram para o aumento do índice de aprovação: mais preparação dos candidatos e um número maior de alunos que realizam pela primeira vez o exame.

"Pessoas que realizam pela primeira vez a prova já apresentam um índice de 25% de aprovação. Quando se amplia o número destes candidatos, a tendência é que o valor aumente no índice geral", explica. De acordo com Côelho, são os bacharéis que tentam pela terceira ou quarta vez que são responsáveis pela redução do número de aprovados.

Em relação ao nível de dificuldade da prova, o secretário geral afirmou que se manteve como o dos exames anteriores. "Acredito que os candidatos estejam estudando mais", disse após a divulgação do número de aprovados. A prova da segunda-fase do 5º Exame de Ordem foi aplicada no dia 4 de dezembro e o resultado final foi divulgado na noite da última quinta-feira.

Fonte: Terra

UEPB quer criar mais 6 campi na Paraíba



A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entregará na próxima semana um documento ao Governo do Estado com o projeto criando mais seis campi, com curso superior e técnico. Caso sejam aprovados, serão abertas cerca de 1,2 mil vagas. Para ser criado cada um necessitará de um investimento de mais de R$ 22 milhões.
Pelo projeto serão abertos novos campi nas cidades de Sapé, Itabaiana, Piancó, Taperoá, Santa Luzia e Areia. “Teremos um encontro com o governador Ricardo Coutinho e queremos saber qual o potencial de financiamento do Estado para abertura desses campi, pois só queremos abri-los se tivermos a capacidade de oferecer um ensino com qualidade. Em um primeiro contato, o governador se mostrou empolgado com o projeto, que faria da Paraíba um dos maiores centros de ensino do país”, declarou a reitora Marlene Alves.
De acordo com o projeto, no campus de Santa Luzia, teria o curso de Odontologia, em Areia, Hotelaria, Piancó, as graduações de Psicologia e Fonoaudiologia. Já em Itabaiana, Engenharia de Energias Renováveis, em Sapé, o curso de Nutrição, e em Taperoá, Artes Visuais.
Ela informou que a proposta inicial é que cada campus ofereça uma graduação e um curso técnico. “Assim como nos demais cursos da UEPB, eles terão 50 vagas diurno, e mais 50 noturno, para dar oportunidade aos que trabalham. Teremos ainda cerca de 100 vagas para os cursos técnico. A Universidade, junto com o Governo do Estado, quer avançar muito nos técnicos”, frisou.
Caso o projeto de criação seja aprovado, a Universidade terá que contratar mais 240 professores, e mais 500 pessoas para o quadro de técnico administrativo.