Curti

sábado, 17 de agosto de 2013

PLANO DE AULA
Elaborado pela professora Kamylla Herbelly


O SOLO
JUSTIFICATIVA:

 O solo é a camada superficial da Terra, onde crescem a s plantas. Ele é indispensável para todos os seres vivos.
É no solo que cultivamos nossos alimentos, construímos nossas casas e estradas. Além disso, os solos estão sendo constantemente modificados pela ação de agentes da natureza: o clima, o vento, as águas das chuvas, as águas dos rios, as águas dos mares e o calor do sol.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer e diferencias os tipos de solo, além de compreender a importância do solo para a agricultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Conhecer diferentes tipos de solo;
- Compreender a importância do solo para a agricultura;
- Identificar as constantes modificações do solo;
- Pesquisar diferentes ambientes;
- Fazer plantações no solo: arenoso, argiloso, calcário e humífero;
- Estudar os diferentes tipos de solo na comunidade;
- Descobrir as causas da erosão.


CONTEÚDOO solo

METODOLOGIA:

- Aula dialogada e explicativa.
- Passeio campal.
- Pesquisas em livros, jornais e revistas.
- Montagem de cartazes com os tipos de solo.
- Amostragem do nascimento de uma planta nos quatro tipos de solo estudado.
- Vídeo educativo sobre o solo.
- Leitura e produção de textos.
- Verbetes de dicionário.
- Piquenique com brincadeiras e roda de leitura.

RECURSOS UTILIZADOS:
Notebook com caixas de som acopladas.
Livros, jornais, revistas, cartolinas, canetas e cola branca.
Dicionário e livros de literatura infantil.
Garrafas pet, copos descartáveis, sementes de milho e feijão.
Câmera digital.
Solo arenoso, calcário, argiloso e humífero e água.

AVALIAÇÃO:

Avaliar o aluno através da sua participação, interação, desempenho, criatividade e curiosidade despertada durante toda a aula.


Fotos da aula. 



































































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