Curti

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Volta às aulas sem crise

 

A ansiedade costuma ser o maior obstáculo na volta às aulas. Aprenda a lidar com ela!

Saiba como transformar o começo do ano letivo em um momento prazeroso para seu filho


Texto Manoela Meyer
É muito comum crianças e adolescentes terem dificuldades para entrar no ritmo escolar após passar as longas férias de verão distante do ambiente escolar, seja em casa ou viajando. Mas saiba que, mais do que possível, é muito importante que seu filho comece o ano bem motivado. 

O primeiro passo é tranquilizá-lo, já que um novo ano costuma ser a causa de muitaansiedade. "Os amigos serão os mesmos? E se forem novos colegas, eles vão gostar de mim? Quem serão os novos professores? Será que vou gostar das matérias da nova série?". Essas e outras perguntas estão na cabeça da molecada quando chega a hora de voltar para a escola. 

Cabe também a você, como pai, se avaliar. "Será que não sou eu mesmo a causa de grande parte da ansiedade de meu filho?". Muitas vezes não acreditamos que na escola nosso filho terá a mesma atenção e carinho que recebe em casa. Tente se tranquilizar. "A escola é o melhor lugar para seu filho estar. Lá, ele conquista independência e autonomia", garante a pedagoga Rita Arruda, da Escola Árvore da Vida, em São Paulo. 

Confira abaixo nove dicas que você pode aproveitar para o seu filho voltar às aulas com gás total!


domingo, 29 de janeiro de 2012

Ajudante do Dia



Na sala de aula tem sempre pequenas tarefas que podem ser feitas pelas crianças, valorizando-as , ao mesmo tempo que oportuniza responsabilidades e desenvolve a cooperação. Para essas tarefas temos a colaboração do
AJUDANTE DO DIA.

É interessante fazer um crachá de Ajudante do Dia (pode ter ou não o nome da criança, ou só a palavra AJUDANTE, em letras coloridas e alegres), para que ele possa ser identificado pelos colegas que precisarem de alguma ajuda, valorizando sua colaboração e fortalecendo a confiança entre os alunos.
De um modo geral, as crianças gostam da tarefa, mas se alguma não quiser participar não deve ser forçada, seu desejo de não ser Ajudante deve ser respeitado sem maiores perguntas. (não pergunte por que ou faça sermão, pois, provavelmente, no decorrer do ano a criança mudará de idéia e sua colaboração deverá ser aceita, também sem indagações do porque da mudança).
  Deve ser feita uma escala de participantes e, se possível colar em um local visível da sala de aula, para que se saiba quem é o Ajudante do dia e também da próxima aula.

Ao começar o ano letivo a professora poder
á fazer uma roda de conversa e explicar a necessidade de ter umAjudante na sala, e que cada dia será uma criança diferente, este poderá ser estabelecida pela ordem alfabética dos nomes dos alunos, explicar também as funções do Ajudante do Dia.


O professor poder
á usar as figuras abaixo para mostrar as crianças as funções do
AJUDANTE DO DIA:

(clique nas imagens para ampliar)
















"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades,
nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.
Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte."
(2 Coríntios 12:10)

Projeto: Volta às aulas 2012

Falta pouco para a volta às aulas,  no entanto, segue algumas sugestões para esse retorno (uma músiquinha, o esboço de um projeto de Volta às Aulas  e um bilhete de boas vindas da direção para os pais e alunos).

(clique nas imagens para ampliar)





Fonte: Coleção Letramento Divertido. 05 anos - Volume 05. Editora FAPI.