Curti

domingo, 29 de janeiro de 2012

Ajudante do Dia



Na sala de aula tem sempre pequenas tarefas que podem ser feitas pelas crianças, valorizando-as , ao mesmo tempo que oportuniza responsabilidades e desenvolve a cooperação. Para essas tarefas temos a colaboração do
AJUDANTE DO DIA.

É interessante fazer um crachá de Ajudante do Dia (pode ter ou não o nome da criança, ou só a palavra AJUDANTE, em letras coloridas e alegres), para que ele possa ser identificado pelos colegas que precisarem de alguma ajuda, valorizando sua colaboração e fortalecendo a confiança entre os alunos.
De um modo geral, as crianças gostam da tarefa, mas se alguma não quiser participar não deve ser forçada, seu desejo de não ser Ajudante deve ser respeitado sem maiores perguntas. (não pergunte por que ou faça sermão, pois, provavelmente, no decorrer do ano a criança mudará de idéia e sua colaboração deverá ser aceita, também sem indagações do porque da mudança).
  Deve ser feita uma escala de participantes e, se possível colar em um local visível da sala de aula, para que se saiba quem é o Ajudante do dia e também da próxima aula.

Ao começar o ano letivo a professora poder
á fazer uma roda de conversa e explicar a necessidade de ter umAjudante na sala, e que cada dia será uma criança diferente, este poderá ser estabelecida pela ordem alfabética dos nomes dos alunos, explicar também as funções do Ajudante do Dia.


O professor poder
á usar as figuras abaixo para mostrar as crianças as funções do
AJUDANTE DO DIA:

(clique nas imagens para ampliar)
















"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades,
nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.
Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte."
(2 Coríntios 12:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário aqui....