Curti

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Atividades pronomes pessoais.


1-    Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas por pronomes do caso reto.

a)    Eu e Roberto viajaremos no Natal.
b)    Juliana faltou à aula para ir ao médico.
c)    Os meninos jogaram bola à tarde.
d)    Márcia e Laura jantaram juntas depois do trabalho.
e)    O ladrão correu muito, mas foi preso pela policia.




3-    Una as frases, usando um dos pronomes: eles - elas - nós

EXEMPLO: Paulo foi ao sítio. Eu fui ao sítio. Nós fomos ao sítio.

a)     A menina toma sorvete. O menino toma sorvete. ___________ tomam sorvete.
b)    Meus amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ___________ estamos atrasados.
c)     Eunice é minha amiga. Célia é minha amiga. ___________ são minhas amigas.
d)    Ricardo joga bola. Plínio joga bola. ___________ jogam bola.
e)     Eu vou à escola. Tu vais à escola. ___________ vamos  à escola.
f)      Fátima tem medo de barata. Eu tenho medo de barata. ___________ temos medo de barata.





1.    Troque a palavra destacada por uma do quadro:

ele - elas - nós - eles

a) Júlio não quer mais um irmão menor. _________________________________________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.  ____________________________________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. _____________________________________
d) As meninas vieram ver o bebê. ______________________________________________

2.    Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós

a)       ___________________ vão se comportar melhor.

b)       ___________________ jogamos todo o campeonato.

c)       ___________________ vieste saber da mudança?

d)       ___________________ não quero brincar com vocês.

3- Circule os pronomes que aparecem na tirinha.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiR12bdLTZj5s9pz-KJxLofEocMdTKe_Wm1i4uJ1TqAvek2zxBbDr4ZUrUzFIxjPK15N65vpca4n3x_bbmg9W_PxWas_17iVuB8is3uziHpxroShe_xIOnatRSF6-8bwAKHQ26JRMxnS4zy/s1600/027-prova-brasil-lp-mafalda.jpg




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário aqui....