Curti

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Brincadeiras Infantis


MAMÃE  POSSO IR?

FAIXA ETÁRIA   Acima de 5 anos
LOCAL   Praia, Praça, Parque, Salão de Festas, Calçada, Condomínio.
ESTIMULAR        Linguagem, Linguagem corporal, Coordenação motora, Criatividade.
PARTICIPANTES               3+

COMO BRINCAR

Trace duas linhas no chão com uma distância de pelo menos 5 metros entre elas. Quem for escolhido para ser a ‘mamãe’ ou o ‘papai’ fica à frente de uma das linhas, de costas para o resto do grupo. Os outros participantes ficam enfileirados lado a lado sobre a linha oposta. Um a um, eles tentam chegar até a 'mamãe' recitando o seguinte diálogo:

- “Mamãe, posso ir?” - pergunta o jogador.
- “Pode” - a ‘mamãe’ responde.
- “Quantos passos?” - pergunta o jogador.

A ‘mamãe’ escolhe o número e o tipo de passo que o participante deve andar. Por exemplo:
- “Dois, de passarinho”
O jogador dá dois passos pequeninos para frente. Se forem passos de cachorro, o jogador anda de quatro. Se forem passos de elefante, o jogador dá passos grandes. Vence quem chegar primeiro até a mamãe.

Dica: para deixar a disputa mais difícil, o participante que lidera a brincadeira – o ‘papai’ ou ‘mamãe’ – também pode mandar os jogadores darem passos para trás.

TATU QUER SAIR


FAIXA ETÁRIA   Acima de 4 anos
LOCAL   Quintal, Parque, Praia, Condomínio, Salão de Festas
ESTIMULAR        Cooperação, Condicionamento físico, Estratégia, Resistência
PARTICIPANTES               8+

COMO BRINCAR

Todos os participantes ficam em círculo de mãos dadas, menos um, que será o ‘tatu’ e ficará no meio da roda. O objetivo do tatu é escapar da prisão.

Para isso, terá que forçar e romper a corrente formada pelas mãos dos outros participantes. Antes de forçar a barreira, recita-se o seguinte versinho:
- Tatu quer sair?
- Quero!
- Tem chave para abrir?
- Tenho...
Quem deixar o tatu escapar ficará no lugar dele. Dica: pode haver mais de um tatu no meio da roda. Assim, eles poderão bolar estratégias juntos para escapar da prisão.
ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...
Tatu passa aí

STOP

FAIXA ETÁRIA
Acima de 8 anos
LOCAL
Quintal, Praça, No carro, Dentro de casa, Condomínio, Salão de Festas
ESTIMULAR
Linguagem argumentativa, Memória, Concentração, Velocidade, Raciocínio lógico
PARTICIPANTES
2+
MATERIAL
Lápis e papel

COMO BRINCAR

Antes de começar a brincadeira, o grupo define quais serão as categorias do jogo. Exemplos de categorias comuns são NOMES, ANIMAIS, CORES, FRUTAS, CARROS e CEP (cidade, estado ou país).

Decidido isso, cada jogador desenha uma tabela com colunas em uma folha de papel e escreve, em cada uma destas colunas, o nome de uma das categorias.

Alternando um jogador por rodada, alguém fala em voz alta a letra A e passa a contar o alfabeto em silêncio, na velocidade que preferir. Outro jogador fala em voz alta "stop!" e imediatamente aquele que estava contando revela ao grupo a letra em que parou. A letra também pode ser definida jogando dedos.

Todos escrevem em suas tabelas, o mais rápido possível, palavras que começam com aquela letra e se encaixam na categoria correspondente. O primeiro a preencher todas as categorias diz "stop" em voz alta.

Feito isso, todos os demais participantes param de escrever e contabilizam os pontos: 5 para palavras que se repetiram na tabela de outros jogadores; 10 para palavras diferentes de outros jogadores e 15 pontos se o jogador for o único a preencher aquela categoria.

Dica: escolha categorias malucas ou mais elaboradas para incrementar a brincadeira, como “minha sogra é...” (os jogadores devem preencher de forma a completar a frase) ou “vencedores do Oscar” (perfeita para jogadores cinéfilos).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário aqui....