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sábado, 6 de agosto de 2011

Professores da rede municipal recebem instrução para a Prova Brasil


Alunos da 4ª e 8ª série, respectivamente 5º e 9º ano da rede municipal, vão participar em novembro da Prova Brasil. Um teste que avalia a qualidade do ensino oferecido pelo Sistema Educacional Brasileiro. Em função disso, professores da rede estão sendo capacitados para inserir na prática das aulas o mesmo método exigido no teste, que contempla as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A formação aconteceu na quinta-feira (4), na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu educadores de 32 escolas de série finais.
Inicialmente, os professores conheceram os descritores cobrados na prova. Neles, estão propostos o sistema de prova que traz conteúdos elaborados, visando ao domínio da leitura e da interpretação, no caso da Língua Portuguesa, e raciocínio, nos problemas de Matemática. As formações serão realizadas quinzenalmente e visam capacitar os professores da rede.
De acordo com formador de Língua Portuguesa, Paulo Roberto de Souza, o objetivo é ensinar e apresentar aos professores do 5º e do 9º ano como a prova é aplicada, mostrar os itens do exame, e a maneira de como a Língua Portuguesa e a Matemática serão abordadas. Paulo Roberto explica que os alunos possuem muita dificuldade em responder a prova, por isso “a formação visa instruir os professores para utilizar o mesmo método aplicado na prova Brasil, para que isso possa ser inserido na metodologia das aulas”.
O método antes utilizado pelos professores dificulta as respostas dos estudantes na prova, uma vez que eles não conseguem compreender a didática usada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) responsável pela elaboração do exame, o que acaba causando baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com isso, a ideia é melhorar o desempenho dos estudantes na prova e dar um salto positivo no Ideb.
Se o Português exige o domínio da leitura, a Matemática não é diferente. “Os alunos também encontram bastante dificuldade”, comenta o formador de Matemática, Romário Araujo Mendes. A proposta, segundo ele, é trabalhar uma didática mais compreensível, mais atraente para os alunos. “Nessa formação o objetivo é trabalhar com os professores a elaboração de questões semelhantes às cobradas na prova”, afirma Romário.



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