Curti

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como Eu Vejo a Educação no Brasil?

No mundo em que vivemos hoje encontramos muitas famílias desestruturadas e desumanizadas no meio social. Isso se torna o grande problema de nossa escola atual. 
O que estamos fazendo para melhorar a educação do Brasil? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros fazem atualmente, podemos ver que estamos no mesmo patamar, sofrendo por algo que nós mesmos cidadãos somos culpados.
A educação hoje no Brasil estar sendo muita minimizada, sobretudo em nossos pequenos municípios, vem confirmando o que se diz sobre recuperação, exclusão e dominação. “projetos político-pedagógicos até existem e são propostos, mas estão em andamentos aqueles que legitimam o sistema e não representam para ele uma ameaça”. (Revista Espaço Acadêmico)
Segundo Marx “a integração entre ensino e trabalho constitui-se na maneira de sair da alienação crescente, reunificando o homem com a sociedade. Essa unidade deve dar-se desde a infância”.
Como diz Marx, a nossa sociedade precisa erguer-se, crescer, dar-se o valor necessário para que possa transformar o meio social. Se o ser humano não tenta mudar a si próprio, como pode uma sociedade sair da alienação? A sociedade no geral precisa acordar... Para fazer diferente, para que juntos possamos mudar os meios de ensino em nosso país.
Nós como cidadãos ativos vemos que muitos jovens procuram as drogas, a prostituição e entre outros. Isso faz com que nossa sociedade seja alienada do perigo e do medo, fazendo com que nosso sistema de ensino seja mudado. Se nós educadores, pais, educando e a sociedade no geral não tomarmos providências com nossos jovens e crianças, podemos transformar o nosso país em um país desestruturado. A educação começa em casa e nós somos responsáveis por isso.
“Seres humanos produzem a sua existência, isto é, o processo produtivo, o mundo do trabalho e o âmbito das relações” (Karl Marx).
Precisamos fazer a nossa parte como cidadão. Precisamos organizar o nosso Brasil para que tenhamos uma sociedade justa e fraterna.


Autora: Kamylla Herbelly


2 comentários:

  1. Professora Kamylla Herbelly tu sois um exemplo de dedicação e entrega a missão de educar para preparação de pessoas para a vida. Se existissem mais pessoas como vc frente a administração da educação em nosso país, concerteza nao estariamos no buraco onde nos encontramos, no que tange a qualidade de nossa educação.

    ResponderExcluir
  2. Professora Kamylla o que você escreve nesse artigo é um fato consumado resultante da falta de compromisso do Estado com a educação pública. O sistema de ensino de nosso país não atende aos anseios do povo, pois as escolas brasileiras, nesse momento, consistem em instrumentos de alienação e de destruição de criatividades.
    Quando partimos para ver a realidade das escolas de nossa região, das pequenas cidades, a situação piora, pois a falta de compromisso dos políticos com as pessoas e o bem-estar aparece para nós de forma explicita.
    Para finalizar quero dizer que si a educação não servir para transformação, para nada ela serve.

    Marco Maciel - estudante de mestrado em Física.

    ResponderExcluir

Deixe Seu comentário aqui....