Curti

quinta-feira, 31 de março de 2011

UFPB promove debate sobre Ditadura Militar

Hoje, quinta-feira (31), às 19h,  acontecerá no auditório da Central de Aulas, Bloco B, Campus de João Pessoa oum evento sobre a Ditadura Militar

A participação das mulheres na defesa dos direitos humanos e na luta contra a ditadura será tema da oitava sessão do Ciclo de Debates Compartilhando Mémórias: As que não serão esquecidas que vai acontecer nesta quinta-feira, (31), às 19h, no Auditório da Central de Aulas, bloco B, no Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Entre os expositores estão a professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ana Rita de Castro Almeida, e a Pedagoga Maria Salete Van Der Poel, aposentada do Centro de Educação (CE) da UFPB. Ambas atuaram na área de educação popular inspiradas no educador Paulo Freire. Elas irão falar sobre suas experiências por terem sido fichadas na Delegacia de Ordem Social e Política do Estado da Paraíba DOPS/PB e presa como foi o caso de Ana Rita, durante o período da Ditadura Militar.

Com mediação da professora aposentada da UFPB Rosa Godoy, o programa integra o Projeto Acervo e Memória da Ditadura da Paraíba, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, com apoio do MEC e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) que está organizando o acervo do Departamento de Ordem Social e Política (DOPS), sob a coordenação dos professores Lúcia Guerra e Giuseppe Tosi.

Participantes

 A Pedagoga Ana Rita de Castro Almeida é professora do Departamento de Serviço Social da UEPB.  Foi presa e fichada pelo DOPS e Impossibilitada de concluir o curso de Serviço Social no tempo hábil (dezembro 1968) porque acompanhou o seu esposo, Simão de Almeida Neto, punido com a cassação dos direitos estudantis e em seguida condenado pelos militares

A professora Maria Salete Van Der Poel é natural de Campina Grande, formada em Pedagogia, mestra em Educação de Adultos UFPB e autora do livro “Alfabetização de Adultos. Sistema Paulo Freire. Estudo de caso num Presídio” (Vozes, 1981). Nos anos 60, atuava junto a movimentos sociais populares, notadamente na educação de jovens e adultos, com trabalhadores rurais, presidiários, domésticas, meninos de rua, em suma, os excluídos da vida socioeconômica. No momento é aposentada pela UFPB.

Informações sobre o evento pelo telefone (83)3216-7329 ou no endereço eletrônico acervodopspb@yahoo.com.br.



Fonte: Agência de Notícias da UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário aqui....