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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"O escândalo da educação no Brasil"



Fico contente quando deparo com uma exposição realista, sem preconceitos da realidade da Educação no Brasil. Devo ressaltar que os artigos abordando o tema da Educação no Brasil de Gustavo Ioschpe publicados na revista Veja merecem especial destaque por propiciar uma visão realista da questão, por suscitar polêmica e por trazer à baila questões do sistema educacional que podem e não devem ficar apenas para apreciação dos especialistas no assunto. Até mesmo fatos aparentemente pouco relevantes como o aluno morar perto da escola são avaliados por este articulista que só escreve sobre educação. Sim, por que estudos existem defendendo o ponto de vista de que ocorre uma relação negativa entre distância da residência do aluno e a escola e o aprendizado dele. Quanto maior a distância casa-escola pior para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Vejam outra importante observação do mencionado articulista: dois terços do rendimento de aprendizagem entre escolas públicas e privadas se devem não a fatores da escola mas do alunato. Assim, por exemplo, a diferença de renda familiar entre os alunos é um fator mais decisivo entre as escolas privadas e públicas do que os recursos pedagógicos das escolas. Esta observação é importante vez que explica o por que da melhor qualidade dos formandos das universidades públicas que passaram por processo de seleção mais rigoroso no qual os de melhores qualificações são escolhidos. Os que ingressam nas instituições de ensino superior privadas não tiveram critérios de seleção tão rigorosos de tal forma a recrutar os mais talentosos e mais aptos para a vida acadêmica.

Na verdade, no estudo sobre o desenvolvimento do processo ensino-apendizagem devemos ter em conta que o fator mais importante para o aprendizado das crianças é o nível de educação dos pais. Ou seja, a educação escolar ou a acadêmica favorece os alunos de melhor condição social. Portanto, favorece ao aluno de família bem estruturada em termos sócio-econômicos que têm melhores perspectivas de se desenvolverem no processo de aprendizado de forma mais rápida e completa. Claro está que a educação é o melhor instrumento de promoção social mas a escola por si só não resolve o problema da desigualdade social e até mesmo pode explicitá-la. A diferença poderá começar a ser acentuada entre os que freqüentaram a pré-escola e os que não foram agraciados com tal benesse.

Outro fator relevante: jovem que trabalha além de estudar têm rendimento escolar pior o que desfavorece o aluno proveniente de família de classe social inferior que se vêm obrigados muito cedo a incrementar a renda familiar em atividades laborais.

Ter livros e condições para leitura em casa é importante assim como ter um instrumento indispensável no processo de aprendizagem de hoje em dia como o computador. Conclui-se, portanto, que é necessário laborar com o sistema educacional de tal forma que ele não se constitua tão somente num instrumento de perpetuar as antinomias do contexto social.

Mas não se pode deixar de considerar na problemática do sistema educacional o marco institucional de viés corrupto-fasci-corporativista. Não se resolverá o problema da educação pública no Brasil sem acabar com a estabilidade do professor. As escolas,.as instituições de ensino superior e as de pesquisa são instituições  que não comportam o  estorvo corrupto-fasci-corporativista.

Postado por Didymo Borges no site: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=39623

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