Curti

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bullying Um desafio para os Educadores

 
Bullying é uma palavra de origem inglesa que significa atormentar, perseguir e humilhar alguém. Pode ser definido como o conjunto de comportamentos agressivos, negativos, repetitivos e dirigidos ao outro em uma condição de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas, podendo ocorrer nos mais diversos ambientes, como escolas, condomínios residenciais, clubes, trabalho, prisões e mesmo na internet. A vítima, que pode ter qualquer idade, não consegue se defender por não se sentir em condições de enfrentar aquele que a ataca. Sua fragilidade pode decorrer do fato de ser de estatura menor, ter menos força física que o agressor, não se sentir tão esperto quanto este ou apresentar algum traço físico que chame a atenção.

As vítimas de bullying escutam repetidamente de seus agressores coisas das quais não têm culpa e que frequentemente não são verdadeiras. Trata-se de uma forma de abuso emocional e psicológico que causa um impacto devastador nas vítimas, que podem apresentar baixa autoestima, isolamento social, queda no rendimento escolar, depressão, pensamentos negativos de vingança e, em casos extremos, cometer o suicídio. Também têm dificuldade de denunciar o agressor, o que, juntamente com o fato de que os pais tendem a se preocupar mais com filhos que são vítimas de bullying do que com filhos agressores, dificulta a resolução do problema.

Os agressores, por sua vez, têm tendência a desenvolverem comportamentos delinquentes e dificuldades nas relações sociais, apresentando, muitas vezes, baixa tolerância à frustração e fazendo uso frequente da violência, a fim de se firmarem frente aos outros. Os agressores do bullying são psicopatas em formação. Eles estão apenas iniciando o treinamento e precisam ser detidos. O bullying tornou-se um problema universal, merecedor de maior atenção por parte da sociedade, cuja solução está na denúncia; na intervenção dos pais, educadores ou terapeuta na situação e, principalmente, na educação da sociedade como um todo.

UM FILME QUE INDICO

“Cuidado com o meu guarda-costas”
O filme representa um caso clássico de bullying. Clifford Peach (Chris Makepeace), um adolescente pacífico, está achando muito difícil se adaptar à sua nova escola, onde um valentão (Matt Dillon) aterroriza seus colegas de classe e extorque seu dinheiro para o lanche. Clifford recusa-se a pagar e contrata os serviços de um desajustado grandalhão, cuja simples presença intimida alunos e professores. Nasce uma amizade especial entre eles.
Um adolescente pacífico, está achando muito difícil se adaptar à sua nova escola

“BULLYING: MENTES PERIGOSAS NAS ESCOLAS”
A autora Ana Beatriz Barbosa Silva, que é psiquiatra, discorre numa linguagem acessível sobre o bullying e suas implicações em crianças e adolescentes, propondo modos de identificá-lo e combatê-lo. No livro, a dra. Ana Beatriz faz uma análise profunda sobre um dos tipos de violência cada vez mais noticiado, que precisa com urgência ser combatido.

O bullying é uma forma de tortura. Como todos os torturados, as vítimas de bullying ficam marcadas, adoecem e necessitam de tratamento terapêutico que pode abranger aconselhamento
psicológico, psicoterapia e até medicação.
Leda Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário aqui....