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quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ensino Público tem déficit de 300 mil professores no Brasil

O ano de 2012 começará com velhos problemas na rede pública de ensino. Estimativa da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aponta déficit de cerca de 300 mil professores no país - nas redes estaduais e municipais -, número que corresponde a 15% do total de educadores em salas de aula (2 milhões). Salários baixos, falta de educadores no mercado, ausência de planos de carreira e mau gerenciamento do quadro de servidores - muitos estão desviados de função - são apontados como causas da carência. Para amenizar a crise, estados e municípios recorreram a concursos e contratos temporários, e professores passaram a lecionar em áreas diferentes da sua formação.
Hoje o piso nacional do magistério para 40 horas é de R$1.187. Para o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino do Rio (Sepe), o valor não motiva a permanência na escola. De acordo com o Sepe, em 2012 a falta de professores continuará a ser crônica na rede estadual, que perderá um educador a cada dia útil por exoneração, mantendo a média deste ano. O déficit nas escolas - a maioria de ensino médio -, chegaria a 10 mil profissionais. Na capital, os números são igualmente preocupantes: 5 mil estimados.
Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho diz que a saída é a aprovação, em 2012, do Plano Nacional de Educação (PNE).
- O PNE prevê plano de carreira. O professor quer buscar a chance de crescimento profissional. Se não for feito nada chegaremos a um ponto que haverá orçamento e alunos, mas não educadores - diz Cleuza, que aponta as áreas de Química, Física e Matemática como críticas.
Carência atinge
todo o país
Maristela Kaminski, de 16 anos, que cursou o segundo ano do ensino médio no Colégio Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, vive uma realidade comum em Santa Catarina. Ela faz parte dos alunos sem aula por falta de professores na rede estadual. A jovem conta que, neste ano, teve aula somente no segundo semestre nas disciplinas de Geografia, Química, História e Sociologia. Levantamento do Sindicato da Educação do estado feito em 400 das 1.234 escolas estaduais apontou que há falta de professor em 90% delas. Cerca de 50% dos professores (34 mil) são temporários.
O secretário da Educação, Marcos Tebaldi, afirmou que existem casos pontuais. Mas a assessoria técnica da diretoria de Gestão de Pessoas informou que faltam cerca de dois mil professores e a carência é maior em Matemática, Literatura, Química, e Física, no ensino médio, e Artes, Português, Matemática, e Ciências, no fundamental. Santa Catarina foi um dos estados contrários ao piso nacional do magistério e pagava salário de R$609.
Em Mato Grosso do Sul, dos cerca de 17 mil professores efetivos e convocados da rede estadual, a metade não é concursada e está em sala de aula substituindo profissionais de licença médica, que estão ocupando outras funções ou cedidos para outros poderes. Já no Rio Grande do Sul, dos atuais 77 mil professores que estão em sala de aula, 26 mil não são concursados. Eles foram contratados por razões emergenciais, substituindo docentes fixos afastados.
A Secretaria de Educação do estado do Rio informou que investiu na melhoria salarial. O estado afirma que, neste ano, a carência de professores diminui de 11.773 para 1.550. Está em andamento um concurso para o preenchimento inicial de 3.321 vagas. Já a Secretaria municipal de Educação afirmou que havia déficit de 7.500 professores em 2009. Foram contratados 11.531, faltando hoje 91 educadores.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ministro da Educação é vaiado em festa

O ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), foi vaiado na manhã desta quinta-feira (22) durante a cerimônia de comemoração do Natal com catadores de material reciclável em São Paulo. O evento, realizado anualmente, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Dilma foi acompanhada por senadores e ministros, como Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia). A mais aplaudida, no entanto, foi a senadora Marta Suplicy, ironicamente a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo que foi descartada pelo PT em favor de Haddad, que foi surpreendido por uma sonora vaia.
Depois de seu anúncio, o constrangimento no palco foi nítido, obrigando a intervenção do mestre de cerimônia, que tentou interromper as vaias.
Esta é a primeira vez que Dilma participa da festa de Natal dos catadores de materiais recicláveis e da população em situação de rua na condição de presidente eleita. No ano passado, ela foi à festa na condição de presidente eleita. Ela acompanhava o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava prestes a deixar o governo. Lula participou do Natal dos catadores em todos os anos de seu mandato.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), a indústria da reciclagem movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano no Brasil.

Calcula-se que entre 300 mil e 1 milhão de pessoas vivem diretamente desta atividade no país, que abriga aproximadamente 1.100 cooperativas e associações de trabalhadores no setor.
 
Polêmica no MEC

A popularidade de Haddad tem sido abalada por constantes problemas no MEC (Ministério da Educação). Na última terça-feira (20), o Senado aprovou um requerimento para que o ministro justifique por escrito o contrato assinado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão que organiza o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com a empresa Jeta Soluções em Serviços em Tecnologia da Informação Ltda., que pertence a uma dupla sertaneja de Brasília.
Os parlamentares querem detalhes sobre a suposta contratação de uma empresa fantasma para fazer a segurança da informação das provas realizadas pelo Inep. Segundo reportagem publicada pelo jornal Correio Braziliense no dia 3 de novembro, o convênio foi fechado por R$ 6,4 milhões. A dupla afirmou desconhecer o recebimento do dinheiro.
As polêmicas que envolvem a gestão de Haddad não param por aí. Nesta quarta-feira (21), a pasta informou que decidiu anular 14 questões do Enem para mais 500 alunos que fizeram o exame no Ceará. Além disso, em 2009, ladrões roubaram exemplares da prova de uma gráfica e tentaram vendê-los para a imprensa às vésperas do exame, que acabou cancelado.

Fonte: R7

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

História do Natal


Conheça a história do natal, a comemoração em civilizações antigas e atuais





Em diversas culturas espalhadas pelo mundo, a celebração da passagem do ano ou das estações é feita com o intuito de estabelecer a renovação do mundo e o revigoramento dos valores que agregam uma determinada civilização. Semelhantemente, o Natal também incorpora esse mesmo princípio de renovação ao celebrar o nascimento de uma das figuras centrais do cristianismo, Jesus Cristo. De fato, em diversas manifestações natalinas podemos também enxergar a reafirmação desse mesmo valor.
Dessa maneira, podemos observar que os princípios natalinos se configuraram em diferentes culturas ao longo do tempo. Os mesopotâmicos, por exemplo, celebravam nessa mesma época o Zagmuk. Segundo a tradição mesopotâmica, o fim do ano era marcado pelo despertar de monstros terríveis a serem combatidos por Marduk, sua principal divindade. Durante a festividade, um homem era escolhido para ser vestido e tratado como rei, para depois ser sacrificado, levando todos os pecados do povo consigo.

Nas civilizações nórdicas, o Yule – marcado para o dia 21 de dezembro – marcava o retorno do sol. Para celebrar a mudança, grandes toras de madeiras eram amontoadas para a montagem de grandes fogueiras que tinham em suas labaredas a representação de novas colheitas e rebanhos a serem consumidos no ano seguinte. Marcando o início do inverno, a celebração reafirmava uma grande esperança nas novas conquistas a serem obtidas no novo ano que se iniciava.

Na Roma Antiga, a data de 25 de dezembro marcava o início das celebrações em homenagem ao nascimento do deus Sol, conhecido como “Natalis Solis Invcti” (O Nascimento do Sol Invencível). Nessa mesma época, entre os dias 17 e 24 de dezembro, também ocorriam as festividades da Saturnália, celebração cercada de muita comida e bebida onde as normas do mundo formal eram subvertidas com o intuito de promover a renovação dos valores por meio de festas marcadas pela inversão dos padrões vigentes.

Com a oficialização do cristianismo no interior do Império Romano, várias destas datas foram incorporadas com o propósito de alargar o número de convertidos à nova religião do Estado. Nesse processo, o dia 25 de dezembro foi instituído como a data em que se comemorara o nascimento de Jesus Cristo. Na verdade, várias analogias entre as tradições pagãs e os valores cristãos oferecem uma grande proximidade entre os significados atribuídos a Cristo e as divindades anteriormente cultuadas.

Assim como Jesus Cristo, Mitra era reconhecida como uma grande divindade mediadora espiritual para os romanos. Da mesma forma, Jesus, considerado “O Messias”, teria a mesma função de conceder a salvação espiritual a todos aqueles que acreditassem em seus ensinamentos por meio da conversão. Com isso, a absorção dos princípios e referenciais religiosos da cultura romana influenciou na ordenação das festividades e divindades do Cristianismo.

Mesmo a Bíblia não especificando o nascimento de Cristo, as autoridades cristãs fizeram a escolha desta data, que foi mais tarde reconhecida pelo Papa Julius I (337 -352). Com o processo de expansão e regulamentação das tradições do cristianismo, o feriado natalino ganhou enorme força ao seguir o próprio processo de expansão da nascente religião. Dessa maneira, o Natal conseguiu se transformar em uma das principais datas a serem comemoradas pelos cristãos de todo o mundo.


Por Rainer Sousa
Graduado em História

domingo, 18 de dezembro de 2011

Plano Nacional de Educação para 2011 a 2020 será votado em 2012

iG São Paulo
Reunião da Comissão da Câmara sobre o assunto definiu que projeto não vai mesmo ao Senado este ano
A aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara dos Deputados ficou para 2012. Em reunião na quinta-feira, os deputados da Comissão Especial definiram que o projeto será votado até 15 de março para então ser encaminhado ao Senado. Neste meio, tempo, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, já terá deixado o cargo. O Brasil está sem plano para a área. O último valia até 2010.
O plano estabelece 20 metas educacionais que deverão ser alcançadas pelo país no prazo de dez anos - o primeiro já passou e a votação não foi feita sequer na Câmara, que seria a primeira etapa. Entre as metas previstas está o aumento de vagas em creches, a ampliação de escolas em tempo integral e a expansão das matrículas em cursos técnicos. O que tem adiado a votação, no entanto, é a falta de consenso sobre o porcentual do PIB necessário para levar o plano adiante.
Os movimentos defensores da Educação pedem 10%, o governo enviou projeto com 7% e o primeiro relatório da Câmara previa 8%, porém, contados aí investimentos indiretos, como bolsas de estudo no exterior.
A expectativa era que a proposta, encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional em dezembro de 2010, fosse aprovada na Câmara ainda neste ano. Mas após a divulgação do relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), os parlamentares apresentaram cerca de 400 emendas ao texto e não há tempo hábil para analisá-las antes do recesso parlamentar marcado para o dia 22 de dezembro.
“Devido à complexidade e a importância dessa lei, nós achamos melhor deixar para 2012 até porque não altera o prazo para a votação final. Mesmo que o PNE fosse aprovado hoje ele teria que ser enviado ao Senado que só apreciaria a matéria no ano que vem”, explicou Vanhoni. O deputado disse que irá trabalhar durante o recesso parlamentar na avaliação das emendas para apresentar a versão final do substitutivo no começo de fevereiro.  
A apresentação do relatório foi adiada diversas vezes por causa da dificuldade do relator em negociar mais recursos para a área com o governo. Hoje o país investe 5% do PIB na área.
* com informações da Agência Brasil

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Professor acreano é destaque em premiação nacional para educadores

Prêmio Professores do Brasil reconhece esforço dos professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas


O concurso, criado em 2005 e realizado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas  (Assessoria SEE)
O concurso, criado em 2005 e realizado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas  (Assessoria SEE)
O concurso, criado em 2005 e realizado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas (Assessoria SEE)

Comprovando a qualidade dos projetos escolares desenvolvidos no Estado do Acre, será premiado em Brasília nesta terça-feira, 13, o professor Vitelio Aníbal Chávez Hijar, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Leôncio de Carvalho, único professor acriano selecionado na quinta edição do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino por contribuir para a melhoria da qualidade na educação.
O concurso, criado em 2005 e realizado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), seleciona e premia as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores de todas as etapas da educação das escolas públicas e que, comprovadamente, tenham obtido êxito de acordo com as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
O projeto elaborado pelo professor Vitelio Aníbal, da disciplina de Língua Espanhola, foi a 1ª Mostra Cultural de Danças, Músicas, Poesias e Teatro (1ª Muestra Cultural de Danzas, Músicas, Poesías y Teatro), executada pelos alunos de ensino médio da instituição. De caráter interdisciplinar, o evento contava com expressões artísticas dos alunos interagindo com áreas das ciências sociais, artes cênicas e literatura. Outro ponto qualitativo da mostra foi a disseminação da cultura espanhola e hispano-americana por meio das artes.
Para o educador, além de estimular o interesse pela literatura e pelas culturas estrangeiras, o projeto desenvolve a oralidade e a fluência linguística dos alunos participantes através da recitação de poesias e músicas em espanhol, lembrando que o uso de atividades que interessem aos aluno facilita no ensino de qualquer disciplina.
Alijane Silva Cavalcante, diretora da escola, lembra da importância de projetos em que os alunos possam estar aptos a conciliarem interesses pessoais dentro da disciplina trabalha, o que, segundo muitos educadores, contribui para um maior aprendizado real do aluno. "Além do contato com as artes, o projeto teve cunho social: a entrada custou 1 kg de alimento não perecível, que foram arrecadados e doados para o Educandário Santa Margarida e para o Lar dos Vicentinos".
O professor premiado e a diretora, que representa a escola, viajam para Brasília nesta terça-feira, 13, para participação de um seminário em Brasília nos dias 14 e 15, onde será realizada a Cerimônia de Premiação do concurso. Os autores das experiências selecionadas pelas Comissão Julgadora Nacional receberão prêmio no valor de R$ 5 mil, além de troféu e certificado. As escolas que desenvolveram as experiências selecionadas serão premiadas com R$ 2 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia.