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segunda-feira, 28 de março de 2016

A importância da pintura para crianças e jovens

A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhora na autoestima.
 
 
Portanto, aproveitem no dia da aula de pintura para explorar na criança a criatividade, a espontaneidade e acima de tudo, ajuda-los a construir novos conhecimentos.
 
Dica para aula de pintura.
 














 

domingo, 27 de março de 2016

PALAVRAS COM S COM SOM DE Z

ORTOGRAFIA
 
 
Embora o grafema s represente principalmente o som s, segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso,…
 
 
Exemplos de palavras com S com som de Z:
  • análise;
  • casamento;
  • catalisador;
  • colisão;
  • conclusão;
  • crise;
  • curiosidade;
  • decisão;
  • desejo;
  • desenhar;
  • paisagem;
  • pesquisa;
  • tesoura;
  • usuário;
  • visita;
  • aviso;
  • besouro;
  • querosene;
  • cortesia;
  • defesa;
  • despesa;
  • empresa;
  • surpresa;
  • frase;
  • tesouro;
  • usina;
  • mesada;
  • obséquio;
  • paraíso;
  • presa;
  • vigésimo;

Uso de S intervocálico com som de Z

A consoante s é usada entre vogais, assumindo o som z nas seguintes situações:
- Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese.
Exemplos:
  • -oso: ansioso, presunçoso.
  • -osa: majestosa, glamourosa.
  • -esa: francesa, burguesa.
  • -isa: poetisa, pitonisa.
  • -ose: escoliose, lactose.
  • -ise: crise, análise.
  • -ase: frase, quase.
  • -ese: catequese, hipótese.
- Nas formas conjugadas dos verbos querer e pôr, bem como nos verbos derivados de pôr (impor, propor, dispor, compor,…).
  • Exemplos de pôr: puseste, pusemos, puseram, puser, pusessem,…
  • Exemplos de querer: quisemos, quiseram, quiséramos, quisesse, quiser,…
  • Exemplos dos derivados de pôr: propuser, dispuseram, compuseram,…
- Em verbos terminados em -isar, derivados de palavras escritas com s no radical.

Exemplos:
  • análise - analisar;
  • aviso - avisar;
  • improviso - improvisar;
  • liso - alisar;
  • pesquisa - pesquisar;
  • piso - pisar.
- Em substantivos referentes a verbos terminados em -nder e -ndir.

Exemplos:
  • defender - defesa;
  • despender - despesa;
  • confundir - confusão;
  • fundir - fusão.
- Em diminutivos de palavras com s no radical.

Exemplos:
  • casa - casinha;
  • lápis - lapisinho;
  • liso - lisinho;
  • mesa - mesinha;
  • português - portuguesinho.
- Após ditongos:

Exemplos: ausência, causa, coisa, lousa, náusea, pausa,...
- Em alguns substantivos próprios.

Exemplos: Isabel, Teresa, Neusa, Susana, Eusébio, Sousa,…
- Em palavras iniciadas por vogais, formadas por derivação prefixal do prefixo des-.

Exemplos: desapertar, desengonçar, desimpedir, desobedecer, desunir,…
 
Atenção!
 
Segundo as regras do português, o s só apresenta som z quando se encontra entre duas vogais. Existem, contudo, algumas exceções, ou seja, palavras que não se encaixam nessa regra, com o s apresentando som z entre uma vogal e a consoante nasalada n.
 
Exemplos:
  • intransitivo;
  • transação;
  • transacionar;
  • transacto;
  • transamazônico;
  • transe;
  • transeunte;
  • transição;
  • trânsito;
  • transitório;
 

Atividades elaboradas a a partir da música "A dona aranha".














Palavras embaralhadas :)

Com essa musiquinha, você pode ajudar a sua turma a perceber que as frases e o textos são formados por pequenos espaços entre as palavras, e que cada código palavras e frases formam textos.


ADonaAranha
Adonaaranha
Subiupelaparede
Veioachuvaforte
Eaderrubou
Jápassouachuva
Osolávemsurgindo
Eadonaaranha
Continuaasubir
Elaéteimosa
Edesobediente
Sobe,sobe,sobe
Enuncaestacontente
Adonaaranha
Subiupelaparede
Veioachuvaforte
Eaderrubou
Jápassouachuva
Osoljávemsurgindo
Eadonaaranha
Continuaasubir
Elaéteimosa
Edesobediente
Sobe,sobe,sobe
Enuncaestacontente

sábado, 19 de março de 2016

A importância da família na escola

Prof*: KAMYLLA HERBELLY
Prof*: Francisco Virgulino
 
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:
 
Família
 
• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
 
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
 
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
 
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
 
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.
 
Escola 
 
• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
 
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
 
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
 
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
 
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.
 
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
 
 
Por Elen Campos Caiado
#Brasilescola