Curti

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


A Mostra Cultural 2012 do Colégio Municipal Nossa Senhora dos Remédios, realizada no dia 06/09, contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas e teve como objetivo principal apresentar às famílias e a toda comunidade escolar, os trabalhos interdisciplinares desenvolvidos ao longo do ano letivo pelos alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Trabalhando com os temas, “A Cultura Nordestina”, “Reciclagem”, “Jogos Matemáticos”, “Contos Infantis”, e Danças.

Vejam as fotos: 

















































domingo, 26 de agosto de 2012

Ser Professor é...


Ser professor 
é professar a fé
e a certeza de que tudo 
terá valido a pena 
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O sonho


Meu aluno: Emanoel Victor


Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

Aula de campo


A criança formula hipóteses sobre o mundo à sua volta o tempo todo, mas o conhecimento do aluno ainda é insuficiente. A partir da formulação do aluno, o professor cria um conflito e é a solução desse conflito entre a ciência e o conhecimento do aluno que serve de ponte para a aquisição do conhecimento.
As atividades de campo são fundamentais na construção do conhecimento científico, mesmo que ocorra de a experiência nem dar muito certo naquele momento, pois quando o me resultado é diferentes do esperado, professor e alunos tem diante de si uma riquíssima oportunidade de procurarem juntas as causas da diferença. Da mesma forma, os alunos podem trocar ideias e informações analisando diferentes resultados que obtiveram.
Como critério a ser usado na escolha de temas para serem trabalhados junto com os alunos temos o contexto social e da vivência de alunos e professores que muito facilita o diálogo e coloca nas mãos do professor um instrumento flexível e de fácil adaptação ao interesse e às características da classe. Muito importante, ainda, é oferecer ferramentas que a criança possa desenvolver a capacidade de pesquisar sozinha, pois essa é uma habilidade que lhe será útil por toda a vida.
Nas atividades de campo no estudo de Ciências a criança desenvolve a observação direta de animais, plantas, ou indireta, por meio de filmes, fotos, microscópios, telescópios.
Atividades desenvolvidas:
Leitura de paisagem;
Contação de histórias e estórias;
Observação de animais;
A falta de água na região;
Futebol de areia;
Brincando de cabra-cega;
Estudo de paisagens. 












Organizada pela professora Kamylla Herbelly 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vídeo da Gincana.