sexta-feira, 20 de setembro de 2013
PLANO DE CURSO
EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTUGUÊS
Justificativa:
- O estudo da
Linguagem, visa desenvolver a coordenação psicomotora, fazendo com que a
criança interaja com o meio social e cultural e elaborando novas hipótese, além
de utilizar as diferentes
linguagens (corporal, musica, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes
intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser
compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez
mais sua capacidade expressiva.
Objetivo Geral:
- Procurar desenvolver a coordenação psicomotora, buscando
formas e metodologias adequadas para cada estágio que a criança apresenta.
Conteúdos:
- Coordenação Motora;
- A vogal a
- Orientação espacial;
- A vogal e;
- Análise e síntese;
- A vogal i.
Objetivos Específicos:
- Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e
criatividade da criança;
- Conhecer a vogal “a” e identificá-la;
- Desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora;
- Conhecer a vogam “e” e identificá-la;
- Desenvolver a motricidade fina;
Conhecer e identificar a vogam “i”.
Metodologia:
Roda de conversa;
Recortes e colagem;
Álbum seriado com as vogais;
Musicas;
Pinturas;
Bingo ilustrado.
Recursos:
Massinha de modelar-lápis de cor- cola branca de papel-
tesoura- as vogais emborrachadas- folha em branco.
Avaliação: Continua.
Bibliografia:
CARLA, Vilza. Tic-Tac: é
tempo de aprender. Língua Portuguesa, matemática, Ciencias, geografia e
história. Editora do Brasil, 2003.
PLANO
DE CURO 2013
MATEMÁTICA
Justificativa:
- O ensino de Matemática tem como finalidade como finalidade
proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer aproximações a algumas
noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações
espaciais, etc. além de
mediar o educando no processo de ensino aprendizagem, dando-lhes possibilidades
e autoconfiança no estudo e desenvolvimento do raciocínio lógico e coordenação vasomotora.
Objetivo Geral:
- Procurar desenvolver a coordenação visomotora, o
raciocínio lógico e novas descobertas na maneira de aprender.
Conteúdos:
- Coordenação visomotora e espacial;
- Labirinto;
- Complementação de figuras;
- Seguindo pontinhos;
- Sombra;
- Cores;
- Quebra-Cabeça.
Objetivos Específicos:
- Demonstrar o
conhecimento prévio que cada um tem;
- Conhecer o segredo de labirintos;
- Fazer comparação e complementações de figuras;
- Descobrir o segredo que há para seguir os pontinhos;
- Identificar e utilizar noções simples de diversas sombras;
- Conhecer várias cores e identificá-las na música;
- Montar quebra-cabeças.
Metodologia:
Roda de conversa;
Recortes e colagem;
Álbum seriado com as vogais;
Musicas;
Pinturas;
Bingo ilustrado.
Recursos:
CD- aparelho de som -lápis de cor- cola branca de papel-
tesoura- folha em branco- tintas guache.
Avaliação:
Avaliar o que os educandos já sabem e o que eles aprenderam
nas aulas acima citadas. Além disso, avaliar a capacidade, desenvolvimento,
habilidades, atenção e a participação de cada um.
Bibliografia:
CARLA, Vilza. Tic-Tac: é
tempo de aprender. Língua Portuguesa, matemática, Ciencias, geografia e
história. Editora do Brasil, 2003.
Como se resolve a indisciplina?
Não há solução fácil. Mas é essencial trabalhar - como conteúdos de ensino - as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente de cooperação
As estratégias usadas atualmente por parte dos professores para lidar com a indisciplina estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. O teste ao lado é uma forma de mostrar que é preciso rever conceitos. Não se assuste se você pensou que alguns dos itens estivessem corretos - a maioria dos docentes brasileiros tende a concordar com eles. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminho e 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas.
Se a repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como o aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula, como mostrou outra pesquisa, da Fundação SM, feita em 2007 com 3,5 mil docentes de todo o país. Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo. Em investigação feita em 2006 por Isabel Leme, da Universidade de São Paulo (USP), com 4 mil estudantes das redes pública e privada de São Paulo, mais de 50% deles afirmaram que os conflitos aumentaram mesmo nas escolas que estão cada vez mais rígidas. "O problema é que as intervenções são muito pontuais e imediatistas. O resultado é uma piora nas relações entre alunos e professores e, consequentemente, no comportamento da turma", acredita Adriana de Melo Ramos, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), da Unesp, campus de Rio Claro.
Fonte: Nova Escola
Cantinho de Leitura.
A leitura transforma, a leitura liberta. Com a leitura em nossa escola, podemos oferecer aos nossos alunos um mundo novo, lugares que ainda são desconhecidos, com isso eles são capazes de usarem a imaginação, criatividade, criar fantasias e criar o seu próprio ponto de vista.
As
histórias infantis são verdadeiras fontes de novas estratégias em sala de aula,
pois com elas, o educador poderá desenvolver atividades interdisciplinares,
fazendo com que a criança e o adolescente despertem o interesse na participação
das aulas e faça-se presente nos momentos de interações. Para isso, faz-se
necessário que a instituição escolar ofereça aos alunos um projeto político
pedagógico bem elaborado e com metodologias que venham a atender as
necessidades dos educandos e que venham a respeitar as particularidades de cada
aluno e seus interesses literários. No entanto, cabe a instituição escolar e
especificamente ao professor, desenvolver estratégias para a consecução dos
objetivos específicos desejados.
Está é minha escola, que fica no campo. Muito orgulho, e faço por amor e com amor.
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