Curti

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MEC fará auditoria para descobrir causa de problemas no Sisu

Nos dois primeiros dias de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes enfrentaram lentidão e dificuldade para acessar o site, que ficou sobrecarregado. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, uma auditoria interna foi aberta para descobrir a origem do problema.
Segundo o Ministério da Educação, a situação foi normalizada ainda na terça-feira e o Sisu operou normalmente até esta quinta-feira, quando foram encerradas as inscrições.
Os problemas de acesso ao sistema pelos estudantes foi o que motivou a Justiça Federal a acatar pedido de liminar do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro para que as inscrições do Sisu continuassem até quarta-feira. Essa liminar foi derrubada nesta sexta, assim como todas as outras que tratavam do tema. Com isso, o cronograma do Sisu foi mantido e os resultados da primeira chamada serão divulgados na segunda-feira.
De acordo com Haddad, essa "oscilação na rede" pode ter ocorrido por um erro de configuração em uma das máquinas. Ele negou, porém, que tenha faltado planejamento ou infraestrtura para atender a demanda. Criado pelo MEC no ano passado, o sistema unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior e recebeu 2 milhões de inscrições nesta edição.
"Na terça, depois que trocamos um equipamento, funcionamos com total condição de atender a demanda dos estudantes e chegamos ao pico de 1.303 inscrições por minuto", acrescentou o ministro. Hoje Haddad teve uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff, que não estava prevista na agenda oficial dela.
Segundo ele, foram discutidos novos formatos de contratação que dêem ao MEC condições de ter um serviço especializado, como uma consultoria de tecnologia da informação, para resolver problemas como o enfrentado no início do processo.
"O Estado brasileiro, a União sobretudo, tem dificuldade no modelo de contratação de serviço de rede, de desenvolvimento. A presidenta colocou inclusive o departamento jurídico da Casa Civil à disposição para levarmos ao TCU qualquer dificuldade que tenhamos para fortalecer a equipe envolvida nesse projeto", disse Haddad.
Segundo o ministro, servidores da área de tecnologia de outros órgãos do governo federal, como Banco do Brasil, tiveram que ser mobilizados para ajudar a resolver o problema. "O sistema foi estabilizado, mas, na minha opinião, tardiamente. Demorou a ser resolvido e é isso que eu quero compreender".
Sobre os transtornos que as falhas no sistema causaram aos estudantes, Haddad disse que eles são menores do que os benefícios oferecidos pelo modelo de seleção do Sisu. "Nesse trabalho, que é monumental, às vezes você se defronta com uma falha no processos. Mas se você me perguntar se vale a pena, eu te diria que sim"

Inscrições para o ProUni começam nesta sexta-feira

Inscrições para o ProUni começam nesta sexta-feira
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam nesta sexta-feira (21) e seguem até terça-feira (25). O Ministério da Educação disse que o site do programa estará em funcionamento na manhã desta sexta, mas não informou o horário exato.

A abertura das inscrições estava prevista para quarta-feira (19), mas foi adiada devido à prorrogação do prazo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para quinta-feira (20). Assim como ocorreu no sistema do SiSU, o MEC garantiu que o site do ProUni - que segue o mesmo modelo - passou por uma manutenção para que novas falhas sejam evitadas. Estudantes relataram que ao acessar o sitema do SiSU entravam em páginas de outros candidatos.

O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas 123.170 bolsas, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais (de 50%) em cerca de 1.500 instituições de ensino superior.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Duas etapas

Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.

A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado em 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Dinheiro que entrou na Prefeitura de Igaracy no último dia 20

 

SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
 IGARACY - PB
   
 FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 20.01.2011 PARCELA DE IPI 13.198,90C
  PARCELA DE IR 69.312,90C
  RETENCAO PASEP 825,10D
  DEDUCAO SAUDE 12.376,76D
  DEDUCAO FUNDEB 16.502,36D
  TOTAL: 52.807,58C
   
 TOTAIS PARCELA DE IPI 13.198,90C
  PARCELA DE IR 69.312,90C
  RETENCAO PASEP 825,10D
  DEDUCAO SAUDE 12.376,76D
  DEDUCAO FUNDEB 16.502,36D
   
  DEBITO FUNDO 29.704,22D
  CREDITO FUNDO 82.511,80C
   
 FUS - FUNDO SAUDE
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 20.01.2011 ORIGEM FPM 12.376,76C
   
 TOTAIS ORIGEM FPM 12.376,76C
   
  DEBITO FUNDO 0,00D
  CREDITO FUNDO 12.376,76C
   
 FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 20.01.2011 ORIGEM ITR 2,03C
  ORIGEM IPI-EXP 25,68C
  ORIGEM FPE 10.728,41C
  ORIGEM FPM 7.578,78C
  TOTAL: 18.334,90C
   
 TOTAIS ORIGEM ITR 2,03C
  ORIGEM IPI-EXP 25,68C
  ORIGEM FPE 10.728,41C
  ORIGEM FPM 7.578,78C
   
  DEBITO FUNDO 0,00D
  CREDITO FUNDO 18.334,90C
   
 TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
   
  DEBITO BENEF. 29.704,22D
  CREDITO BENEF. 113.223,46C