MAMÃE POSSO
IR?
FAIXA ETÁRIA Acima de 5 anos
LOCAL Praia, Praça, Parque, Salão de Festas, Calçada, Condomínio.
ESTIMULAR Linguagem, Linguagem corporal, Coordenação motora, Criatividade.
PARTICIPANTES 3+
COMO
BRINCAR
Trace duas linhas no chão com uma
distância de pelo menos 5 metros entre elas. Quem for escolhido para ser a
‘mamãe’ ou o ‘papai’ fica à frente de uma das linhas, de costas para o resto do
grupo. Os outros participantes ficam enfileirados lado a lado sobre a linha
oposta. Um a um, eles tentam chegar até a 'mamãe' recitando o seguinte diálogo:
- “Mamãe, posso ir?” - pergunta o
jogador.
- “Pode” - a ‘mamãe’ responde.
- “Quantos passos?” - pergunta o
jogador.
A ‘mamãe’ escolhe o número e o
tipo de passo que o participante deve andar. Por exemplo:
- “Dois, de passarinho”
O jogador dá dois passos
pequeninos para frente. Se forem passos de cachorro, o jogador anda de quatro.
Se forem passos de elefante, o jogador dá passos grandes. Vence quem chegar
primeiro até a mamãe.
Dica: para deixar a disputa mais
difícil, o participante que lidera a brincadeira – o ‘papai’ ou ‘mamãe’ –
também pode mandar os jogadores darem passos para trás.
TATU QUER SAIR
FAIXA ETÁRIA Acima de 4 anos
LOCAL Quintal, Parque, Praia, Condomínio, Salão de Festas
ESTIMULAR Cooperação, Condicionamento físico, Estratégia, Resistência
PARTICIPANTES 8+
COMO BRINCAR
Todos os participantes ficam em
círculo de mãos dadas, menos um, que será o ‘tatu’ e ficará no meio da roda. O
objetivo do tatu é escapar da prisão.
Para isso, terá que forçar e
romper a corrente formada pelas mãos dos outros participantes. Antes de forçar
a barreira, recita-se o seguinte versinho:
- Tatu quer sair?
- Quero!
- Tem chave para abrir?
- Tenho...
Quem deixar o tatu escapar ficará
no lugar dele. Dica: pode haver mais de um tatu no meio da roda. Assim, eles
poderão bolar estratégias juntos para escapar da prisão.
ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE
CHAMA...
Tatu passa aí
STOP
FAIXA ETÁRIA
|
Acima de 8 anos
|
LOCAL
|
Quintal, Praça, No carro, Dentro de casa, Condomínio, Salão de Festas
|
ESTIMULAR
|
Linguagem argumentativa, Memória, Concentração, Velocidade, Raciocínio
lógico
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PARTICIPANTES
|
2+
|
MATERIAL
|
Lápis e papel
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COMO BRINCAR
Antes de começar a brincadeira, o grupo define quais serão as categorias
do jogo. Exemplos de categorias comuns são NOMES, ANIMAIS, CORES, FRUTAS,
CARROS e CEP (cidade, estado ou país).
Decidido isso, cada jogador desenha uma tabela com colunas em uma folha de papel e escreve, em cada uma destas colunas, o nome de uma das categorias.
Alternando um jogador por rodada, alguém fala em voz alta a letra A e passa a contar o alfabeto em silêncio, na velocidade que preferir. Outro jogador fala em voz alta "stop!" e imediatamente aquele que estava contando revela ao grupo a letra em que parou. A letra também pode ser definida jogando dedos.
Todos escrevem em suas tabelas, o mais rápido possível, palavras que começam com aquela letra e se encaixam na categoria correspondente. O primeiro a preencher todas as categorias diz "stop" em voz alta.
Feito isso, todos os demais participantes param de escrever e contabilizam os pontos: 5 para palavras que se repetiram na tabela de outros jogadores; 10 para palavras diferentes de outros jogadores e 15 pontos se o jogador for o único a preencher aquela categoria.
Dica: escolha categorias malucas ou mais elaboradas para incrementar a brincadeira, como “minha sogra é...” (os jogadores devem preencher de forma a completar a frase) ou “vencedores do Oscar” (perfeita para jogadores cinéfilos).
Decidido isso, cada jogador desenha uma tabela com colunas em uma folha de papel e escreve, em cada uma destas colunas, o nome de uma das categorias.
Alternando um jogador por rodada, alguém fala em voz alta a letra A e passa a contar o alfabeto em silêncio, na velocidade que preferir. Outro jogador fala em voz alta "stop!" e imediatamente aquele que estava contando revela ao grupo a letra em que parou. A letra também pode ser definida jogando dedos.
Todos escrevem em suas tabelas, o mais rápido possível, palavras que começam com aquela letra e se encaixam na categoria correspondente. O primeiro a preencher todas as categorias diz "stop" em voz alta.
Feito isso, todos os demais participantes param de escrever e contabilizam os pontos: 5 para palavras que se repetiram na tabela de outros jogadores; 10 para palavras diferentes de outros jogadores e 15 pontos se o jogador for o único a preencher aquela categoria.
Dica: escolha categorias malucas ou mais elaboradas para incrementar a brincadeira, como “minha sogra é...” (os jogadores devem preencher de forma a completar a frase) ou “vencedores do Oscar” (perfeita para jogadores cinéfilos).