Curti

sábado, 18 de março de 2017

Dia do circo

          Dia 15  de março é Dia Internacional do Circo, já no dia 27 é comemorado o dia do Circo no Brasil, em homenagem a um palhaço Brasileiro.

          Atualmente comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.



      Como surgiu o circo?

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia. Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos. Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

Quando o circo chegou ao Brasil

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa. Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo. O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

Nossos palhaços

Carequinha, "o palhaço mais conhecido do Brasil" - ele mesmo se intitula assim - diz que os melhores palhaços que ele conheceu na vida foram Piolin, Arrelia e Chicarrão. Essa notoriedade de George Savalla Gomes, seu verdadeiro nome, se deve muito à TV. Comandou programas de televisão, gravou vários discos, e soube tirar dessa mídia o melhor proveito. A TV, para ele, não acabou nem vai acabar nunca com o circo. Segundo Carequinha, o circo é imortal. "Sou contra circo que tem animais. Não gosto. O circo comum, sem animais, agrada muito mais." Carequinha. Denominado o "Rei dos Palhaços", o senhor Abelardo Pinto morreu em 1973 e era conhecido no meio circense e no Brasil como o palhaço Piolin (era magro feito um barbante e daí a origem do apelido). Como Carequinha, Piolin trabalhou em circo desde sempre. Admirado pela intelectualidade brasileira, participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles, a Semana de Arte Moderna de 1922. "O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer" Frase dita por Piolin, pouco antes de morrer.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas


Aprendendo sobre o meu nome: Meus Documentos.


Objetivos da aula

Mostrar aos alunos que eles são cidadãos;
Ensinar o que são e para que servem os documentos pessoais.

Objetivos Específicos


- Reconhecer-se como membro de sua família;
- Compreender sua importância dentro da sua família;
- Resgatar e conhecer a história do seu nome;
- Interagir e socializar com seus colegas por meio de atividades relacionadas com o seu nome;
- Conhecer os vários documentos de identificação pessoal e suas utilidades (Certidão de Nascimento, Registro Geral - RG, Título de Eleitor, entre outros);
- Compreender a importância da Certidão de Nascimento e da Carteira de Identidade;
- Conhecer os seus direitos com relação a sua identidade;
- Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
- Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.

No quadro foi fixado uma certidão de nascimento impressa em folha de sulfite maior. Cada aluno recebeu a xérox de sua própria certidão de nascimento. Expliquei aos alunos que quando a mamãe ganha o bebê no hospital, recebe um papel que consta os seguintes dados:


- dia, mês, ano e hora do nascimento da criança;
- sexo (masculino ou feminino);
- nome completo da mãe;
pezinho carimbado.
O pai ou a mãe vão até o cartório para registrar a criança. Quem recebe o papel do hospital para fazer o registro é o escrevente, que pergunta o nome que a criança receberá. Na certidão de nascimento, constam vários dados:


Nome por extenso da criança;
Dia, mês, ano e hora do nascimento;
Hospital, cidade e estado onde a criança nasceu;
Nome dos pais;
Nome dos avós paternos e maternos;
Nome do irmão gêmeo (se houver).
















Modelos para enfeitar sua sala










Passo a passo - Conto Chapeuzinho Vermelho


As atividades com a contação de histórias, pode levar as crianças a desenvolverem seu imaginário assim como suas habilidades, trabalhando com o aguçar das habilidades já existentes e no desenvolvimento de novas, o que trará muitas construções novas e uma leitura de mundo mais ampliada e significativa.

Passo a passo do conto desenvolvido em sala de aula do 2º ano.

- Primeiro pedimos que as crianças escolhessem um conto para ser apresentado na sala. Eles escolheram "Chapeuzinho Vermelho".
- Depois, fizemos trajes de TNT, sobre o conto.
- Em sala de aula foi escolhido algumas crianças para interpretar e apresentar a história. 
- Depois de selecionar as crianças foi apresentado o conto em voz alta para que o restante da turma entendessem bem o desenvolvimento da história. 
- Depois de apresentado o conto, foi aplicado um ditado ilustrado, usando os personagens do texto, como também foi feito um questionário oral sobre o conto de Chapeuzinho Vermelho. 


Fotos abaixo. 











Atividades Dia mundial da água


 No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.
O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!























Chamadinha


MÚSICA: A água

A Água

A água quando está no céu é nuvem

Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear.

Atividades para trabalhar a semana da água