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segunda-feira, 28 de março de 2011

Curso de Pedagogia do campus IV da UFPB recebe conceito 5


Não é a toa que no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2010, a concorrência para o curso de Pedagogia do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), campus IV, Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto), foi de 8,2, a mais alta de todos os cursos de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB): o mesmo foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5, o mais alto conceito daquele órgão.

Atualmente com 128 alunos e 13 professores, sendo 10 doutores e 3 doutorandos, o curso de Pedagogia do CCAE, campus IV, foi implantado no ano de 2007 pelo atual vice-diretor daquele centro, professor Lusival Barcelos, ex-coordenador do referido curso, revelando que o conceito máximo obtido se deu no último dia 25.

Segundo ele, vários são os critérios utilizados pelo MEC para conceituar um curso, como: questão burocrática, planos de ensino, regimentos internos de departamentos, projeto político pedagógico do curso, resoluções, atas do colegiado de curso, comissão interna de avaliação, entre outros, tendo o citado curso de Pedagogia, em todos eles, obtido a nota máxima 5.

Comprometimento

Para o professor Alexandre Scaico, diretor do CCAE, campus IV, o excelente resultado obtido pelo curso de Pedagogia daquele Centro é resultado direto do comprometimento dos professores. “Esperávamos uma boa avaliação, mesmo convivendo com problemas estruturais, por conta de obras que estão sendo ainda edificadas, mas uma avaliação máxima, como a que obtivemos, resulta diretamente do comprometimento do corpo docente de nossa instituição”, revelou. “Nossa luta, agora, será manter esse conceito”, finalizou.

fonte: http://www.clickpb.com.br/

Segundo o MEC, faltam 100mil professores na pré- escola


O Brasil tem a meta de universalizar o atendimento de educação infantil nos próximos anos e incluir quase 2 milhões de crianças entre 4 e 5 anos na pré-escola. Para alcançar o número, no entanto, há um problema: faltam 100 mil professores da área no país para suprir a demanda.

Os números são de um estudo do Inep, que mostra a necessidade de um aumento de quase 40% no número de professores do Brasil.

O cálculo leva em conta que, hoje, 75% das pré-escolas estão em redes municipais e 23% são escolas privadas. Portanto, a necessidade de professores será maior em redes públicas.

Em algumas regiões, o crescimento necessário no número de professores supera os 40%. No Centro-Oeste, por exemplo, o aumento precisa ser de 62,3%; na região Norte, serão precisos mais 58,7%; o Sul precisará de mais 53,9%. Já no Sudeste, o aumento percentual é de apenas 32%, em números absolutos são mais de 30 mil docentes.

A situação se deve principalmente pela queda de alunos nos cursos de magistério. Em cinco anos as escolas perderam 155,7 mil alunos, quase 45%.