EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTUGUÊS
Justificativa:
- O estudo da
Linguagem, visa desenvolver a coordenação psicomotora, fazendo com que a
criança interaja com o meio social e cultural e elaborando novas hipótese, além
de utilizar as diferentes
linguagens (corporal, musica, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes
intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser
compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez
mais sua capacidade expressiva.
Objetivo Geral:
- Procurar desenvolver a coordenação psicomotora, buscando
formas e metodologias adequadas para cada estágio que a criança apresenta.
Conteúdos:
- Coordenação Motora;
- A vogal a
- Orientação espacial;
- A vogal e;
- Análise e síntese;
- A vogal i.
Objetivos Específicos:
- Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e
criatividade da criança;
- Conhecer a vogal “a” e identificá-la;
- Desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora;
- Conhecer a vogam “e” e identificá-la;
- Desenvolver a motricidade fina;
Conhecer e identificar a vogam “i”.
Metodologia:
Roda de conversa;
Recortes e colagem;
Álbum seriado com as vogais;
Musicas;
Pinturas;
Bingo ilustrado.
Recursos:
Massinha de modelar-lápis de cor- cola branca de papel-
tesoura- as vogais emborrachadas- folha em branco.
Avaliação: Continua.
Bibliografia:
CARLA, Vilza. Tic-Tac: é
tempo de aprender. Língua Portuguesa, matemática, Ciencias, geografia e
história. Editora do Brasil, 2003.
PLANO
DE CURO 2013
MATEMÁTICA
Justificativa:
- O ensino de Matemática tem como finalidade como finalidade
proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer aproximações a algumas
noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações
espaciais, etc. além de
mediar o educando no processo de ensino aprendizagem, dando-lhes possibilidades
e autoconfiança no estudo e desenvolvimento do raciocínio lógico e coordenação vasomotora.
Objetivo Geral:
- Procurar desenvolver a coordenação visomotora, o
raciocínio lógico e novas descobertas na maneira de aprender.
Conteúdos:
- Coordenação visomotora e espacial;
- Labirinto;
- Complementação de figuras;
- Seguindo pontinhos;
- Sombra;
- Cores;
- Quebra-Cabeça.
Objetivos Específicos:
- Demonstrar o
conhecimento prévio que cada um tem;
- Conhecer o segredo de labirintos;
- Fazer comparação e complementações de figuras;
- Descobrir o segredo que há para seguir os pontinhos;
- Identificar e utilizar noções simples de diversas sombras;
- Conhecer várias cores e identificá-las na música;
- Montar quebra-cabeças.
Metodologia:
Roda de conversa;
Recortes e colagem;
Álbum seriado com as vogais;
Musicas;
Pinturas;
Bingo ilustrado.
Recursos:
CD- aparelho de som -lápis de cor- cola branca de papel-
tesoura- folha em branco- tintas guache.
Avaliação:
Avaliar o que os educandos já sabem e o que eles aprenderam
nas aulas acima citadas. Além disso, avaliar a capacidade, desenvolvimento,
habilidades, atenção e a participação de cada um.
Bibliografia:
CARLA, Vilza. Tic-Tac: é
tempo de aprender. Língua Portuguesa, matemática, Ciencias, geografia e
história. Editora do Brasil, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu comentário aqui....