SUGESTÕES DE ATIVIDADE PARA O PRIMEIRO DIA
DE AULA ÁRVORE DOS SONHOS
Representar
uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima
da árvore, escrever uma pergunta
relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência,
o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre,
trimestre... Ex.: Como gostaríamos que
fosse...?Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever
seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois,
pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos. Obs:
Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto,
ou ao final do período para que haja
uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança
perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O
professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula. Pedir para que as
crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro
do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante
a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é
desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas
onde a organização é essencial.
O
LAGO DE LEITE
(Despertar
no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação
individual na contribuição com o todo. O professor poderá falar um pouco sobre
o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).Em
um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para
as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então
pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago
seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte
para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia,
quando viu o lago cheio de água e não de
leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as
pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de
leite se só o meu for de água ninguém vai notar...” Questionar com as crianças:
Que valor faltou para que a ideia do rei se completasse? Após a discussão,
seria interessante que os alunos construíssem algo junto, como por exemplo: o
painel da sala. A sala pode ser decorada com recorte que, depois de picotado, forma várias
pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
Não me lembro o site...