Projeto: De volta às aulas
Objetivos:
Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e
funcionários;
Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços
e pessoas;
Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os
amigos e professores;
Expressar-se sobre o que gostaria que fosse diferente neste
ano letivo;
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a
oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela frequência às aulas;
Ter ciência dos novos horários, projetos, festas e calendário
para o novo ano letivo;
Refletir sobre a importância de ser responsável e ter
compromisso, firmando metas para o ano letivo que se inicia;
Traçar objetivos de estudo e conhecer a importância de
separar horários de estudo em casa;
Assistir a palestra, junto com os responsáveis, sobre
calendário, horário e assuntos afins para o novo ano que se inicia;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e
demais funcionários da escola.
Segunda-feira:
-
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
-Seguindo horário estabelecido, cada professor deve levar sua
turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem
dúvidas. Há alunos antigos que já a conhecem, mas há os alunos novos, que ainda
precisarão se adaptar. Portanto, este momento é fundamental.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
Sugestões:
- Confecção do crachá de identificação dos alunos, para as
classes de Alfabetização;
-Confecção do mural de direitos e deveres;
-Redação sobre as férias, ilustração sobre as férias ou,
inovando, criar um gibi das férias, com quadrinhos e balões ilustrados que
representem o que o aluno fez nas férias;
-Avaliando o ano que se passou: como você foi enquanto aluno,
no ano anterior? Que mudanças gostaria de realizar para o ano que se inicia? O
que acha que precisa mudar?
-Dinâmicas de grupo para socialização, entrosamento etc.
-Apresentação dos horários para o ano que se inicia,
calendário de festas, projetos, reuniões, requisitos para provas, uniformes
etc.
-
Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com
blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha
da boneca, construção da primeira página do caderno de comunicados, recebimento
de materiais com anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu
coração... Quero um amor maior, amor maior que eu... etc), Confecção de mural
volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo, etc.
-Obs: O professor pode iniciar tarefas de sondagem da turma,
como: escrita do nome, criar um texto a partir de gravura, criar frases, ditado
de letras, letras móveis para montar palavras, etc.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
-Levar o bilhete avisando aos responsáveis sobre a reunião no
dia seguinte.
- As classes de Ed. infantil levarão para casa as lembrancinhas
confeccionadas pelo professor (pode ser confeccionada junto com a turma neste
primeiro dia) pode ser uma viseira, um lápis-lembrança, marcador de livros,
porta-lápis, gravata etc.
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento
da ficha de entrevista da Educação Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
Os responsáveis podem passear pela escola e conhecer suas dependências, junto
com os coordenadores.
-Organização dos cadernos para o novo ano! Vamos colar a capa
de cada caderno? Ilustrar, colorir, etc.
-Iniciando a sondagem de matemática através de cálculos
concretos utilizando objetos e posteriores anotações. Para as turmas de maior
faixa etária, iniciar com cálculos e situações problemáticas.
-Música do dia, dinâmica de grupo, jogos lúdicos;
- Avaliação do dia e preparação para a saída
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia;
observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- A partir de uma escala, todas as turmas assistirão a um
vídeo e posteriormente farão ilustração ou redação sobre o mesmo. Sugestão:
Tapete vermelho ( Um pai do interior sonha em levar seu filho ao cinema e para
realizar o sonho, passará por muitas aventuras. Pode ser desenho animado
dependendo da faixa etária)
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de
jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Continuação da sondagem inicial com anotações para
avaliação da turma;
_Confeccionando o mural de volta as aulas;
-Pesquisando sobre o Carnaval, confeccionando cartazes;
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de
encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa
de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia;
observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento
do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
-Lanche festivo ou piquenique organizado por turma;
- Educação Física ou recreação para todas as turmas;
- Exposição dos materiais criados sobre volta às aulas, inclusive
os gibis, que ficarão expostos;
-Dinâmicas, jogos, atividades de revisão, sondagem, fixação;
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de
cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia;
observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra
inicial).
- Trabalhando as letras do alfabeto;
- Confeccionando cartazes do alfabeto para a sala;
- Criando textos;
_ Início das atividades de Para Casa;
- Caracterização de uma escola de samba (montagem de
bandinha, bloco carnavalesco, máscaras, fantasias e desfile)
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das
janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de
cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
**Este projeto foi retirado do site Espaço Educa-Para quem
ama a educação. E por isso estou partilhando aqui no meu blog com muito
carinho.