Curti

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Geometria das transformações


Com a afirmação "as propriedades das figuras planas e o cálculo de área e de perímetro são insuficientes para sustentar o estudo da geometria", Humberto Luis de Jesus, assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, ajudou NOVA ESCOLA a eleger o tema da última reportagem da série: geometria das transformações e os conceitos de reflexão, translação e rotação (congruência) e homotetia (semelhança).

Trata-se de um assunto que colabora com o desenvolvimento da percepção espacial da turma, assim como com a capacidade de elaboração de uma linguagem própria da área e a aprendizagem das formas de fazer a representação gráfica de imagens. E mais: ter uma base consistente a esse respeito ajuda a dominar outros saberes explorados mais adiante no Ensino Médio, como coordenadas no plano cartesiano e funções.

As maiores dificuldades encontradas pela turma na compreensão desses conteúdos são em relação a como lidar com os conceitos na resolução de problemas indo além das simples definições. É claro que elas são importantes e colaboram com o entendimento do tema, mas o ideal é saber como usá-las como uma ferramenta para resolver as questões, em vez de somente aplicá-las como respostas prontas (leia na última página dois problemas e alguns possíveis equívocos cometidos pelos estudantes).

Humberto lembra também que o tema é rico para fazer conexões entre a Matemática, as artes e a engenharia e que o seu aprendizado pode ocorrer por meio de inúmeras aplicações. Para trabalhar o tema em sala, porém, não basta fazer conexões com contextos cotidianos ou pedir que a turma encontre as transformações geométricas nos objetos. O conhecimento não é intuitivo.

Fonte: Reista Nova Escola

Unidade de Inclusão Digital do IFPB aceita matrícula para lista de espera

Os alunos que vão fazer parte das turmas pioneiras do projeto Jampa Net no IFPB já estão matriculados, segundo informações do coordenador Giovanni Loureiro. Foram ofertadas 135 vagas para a comunidade da Grande João Pessoa em cursos de extensão em Informática Básica e de Montagem e Manutenção de Computadores. Mas, o coordenador destaca que outros interessados podem se cadastrar para ficar na lista de espera, se surgirem vagas no decorrer das aulas.

Para isso, o interessado deve ir até a Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, na sala de leitura. O prédio da Proext fica na Rua das Trincheiras, 275, Centro, dividindo espaço com a Funetec. Para a inscrição no curso de Informática Básica, é preciso levar a xerox da identidade. No curso de Montagem e Manutenção de Computadores, além da cópia do RG é necessário também um comprovante de conhecimento em informática básica.

O projeto Jampa Net é financiado pelo CNPQ. Os cursos são voltados para jovens e adultos, residentes na grande João Pessoa, que tenham cursado pelo menos até o 4º ano do Ensino Fundamental. Lá, eles também têm acesso a outros equipamentos pedagógicos da instituição, como a sala de leitura.

Editado por Kamylla Herbelly