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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Volta às aulas: como organizar a recepção dos alunos

Para integrar os alunos novos e receber bem os antigos, é preciso planejamento e cuidado


O ano letivo começa e muita coisa muda na escola. Alunos novos chegam e os que já estudavam na unidade no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. Planejar a volta às aulas é fundamental. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos convivam. "É importante que os estudantes notem que houve preparo para o momento de recebê-los", defende Jussara Tortella, professora do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

O fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. Esse ambiente aparece em decisões planejadas - como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma etc.

"A volta às aulas deve ser preparada de acordo com o segmento em que estão os alunos", explica Célia Cassiano, diretora da EMEF Jardim Monte Belo, em São Paulo. Todo ano, ela define atividades diferenciadas para receber as crianças que chegam para cursar o Ensino Fundamental no período diurno e os mais velhos, que vão estudar à noite na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mesmo ocorre com escolas de Educação Infantil. Os cuidados próprios à faixa etária não podem ser esquecidos. Com os pequenos, a adaptação deve ser bem planejada para que a escola não seja vista como um ambiente hostil.

Confira nesta página e nas próximas dicas para organizar a chegada dos alunos e preparar as atividades que serão realizadas com as diferentes turmas.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins
 
Recepção das famílias

No horário de entrada, é importante que o diretor e o coordenador estejam no pátio para tirar dúvidas dos pais e ajudar os alunos, principalmente os novatos. atitudes como essa demonstram que os gestores estão abertos a questionamentos e interessados em acolher todos os estudantes desde o início do ano letivo.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins
 
Apresentação da escola

Para que os novatos conheçam o lugar em que vão estudar, é importante organizar uma equipe para recepcioná-los, mostrar as dependências da instituição e apresentar os funcionários. Uma sugestão é propor que os estudantes mais antigos fiquem responsáveis por essa visita guiada. assim, os novos já começam a conhecer a turma.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins
 
Integração dos alunos

Estimule os novos estudantes a participar de grupos mistos, formados por alunos de diferentes anos. Essas equipes podem ser organizadas pelos próprios estudantes, de acordo com as áreas de interesse deles. Grupos de jardinagem, teatro e esportes são algumas opções.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins
 
Cuidado com os novatos

Quando ainda não conhecem os colegas, crianças e jovens que acabaram de chegar tendem a ficar mais retraídos. para evitar esse isolamento, é importante que a escola planeje atividades para momentos como o intervalo. nos primeiros dias, é bom também pedir que os educadores prestem atenção extra nos novatos para que não fiquem sozinhos.


Fonte: Revista Nova Escola



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Vogais em Versos



Fonte: O Mundo da alfabetização


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A História da Escrita

 





Fonte: O Mundo da Alfabetização.


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O primeiro dia de aula deve ser...


O primeiro dia de aula é sempre cheio de expectativas. Todos estão em busca de conhecer uns aos outros e saber como será a organização das aulas e das amizades que surgirão. E, nesse primeiro momento, é importante que sejam promovidos momentos de integração, favorecendo o grupo a se tornar, aos poucos, uma turma de verdade. Afinal, durante o ano, todos irão compartilhar das mesmas atividades e tarefas. Sendo assim, o papel do professor é fundamental para o início e crescimento dessa integração.

Além de momentos de descontração, o professor pode aproveitar o primeiro dia de aula para apresentar a metologia com a qual costuma trabalhar, a proposta e os objetivos de estudo. Nesta hora, ouvir e considerar os pontos de vista dos alunos pode ajudar bastante para manter um elo de comprometimento entre as partes. Por isso, nada de ir despreparado para o primeiro dia de aula! A mente deve estar turbinada de idéias e motivação para o decorrer do ano.

Professor, prepare uma aula especial para o primeiro dia! Lembre-se daquela velha e boa recomendação: “a primeira impressão é a que fica”. Geralmente, no início, todos são bonzinhos; estão todos interessados em conhecer o território para perceber como podem se comportar. É bom saber que não é só o professor que está observando os alunos para elaborar um diagnóstico; mas, também, os alunos estão o observando e aprendendo como deve lidar com esse novo líder.

Na verdade, esse reconhecimento estende-se para mais algumas aulas, até que chegue àquelas horas que ninguém mais tem cerimônia e age com a naturalidade de sempre. O importante é saber que, como em toda relação, no início, são sim estabelecidas algumas regras, que nem sempre são necessárias de serem ditas verbalmente, pois as atitudes e os comportamentos se fazem mais eficazes. Portanto, é indispensável que o professor assuma uma conduta de educador e não se preocupe em querer apenas agradar seus alunos, mas fazer o melhor para eles.
 Escrito por: Claúdia França


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Educar na Fé



A cananeia


Mc 7,24-30Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto da cidade de Tiro. Ele entrou numa casa e não queria que soubessem que estava ali, mas não pôde se esconder. Certa mulher, que tinha uma filha que estava dominada por um espírito mau, ouviu falar a respeito de Jesus. Ela veio e se ajoelhou aos pés dele. Era estrangeira, de nacionalidade siro-fenícia, e pediu que Jesus expulsasse da sua filha o demônio. Mas Jesus lhe disse:
- Deixe que os filhos comam primeiro. Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
- Mas, senhor, - respondeu a mulher - até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas de pão que as crianças deixam cair.
Jesus disse:
- Por causa dessa resposta você pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha.
Quando a mulher voltou para casa, encontrou a criança deitada na cama; de fato, o demônio tinha saído dela.