Justificativa:
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, que é atrativo para as crianças. Nossa intenção é conduzir uma série de atividades que facilitam a aquisição de conhecimentos das tradições natalinas, de forma participativa e descontraída, buscando integrar áreas do conhecimento sob as perspectivas histórica e social.
• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas.
• Estimular a formação de bons hábitos, o respeito às crenças e à religiosidade de cada um.
• Identificar símbolos do Natal.
• Desenvolver linguagem oral.
• Incentivar raciocínio e criatividade.
Desenvolvimento
Atividade 1
Apresentar aos alunos o significado de cada símbolo natalino.
O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é 25 de dezembro, pela Igreja Católica Romana, e 7 de janeiro, pela Igreja Ortodoxa.
Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. Ainda sendo uma festa cristã, é encarada universalmente por pessoas de diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.
Nas línguas latinas, o vocábulo natal deriva de natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês, o termo é Christmas, literalmente "missa de Cristo". Na língua alemã, é Weihnachten, com o significado de "noite bendita".
Símbolos de Natal
Antes do nascimento de Jesus, já existia uma comemoração pagã ao Retorno do Sol, que homenageava o fim do inverno em datas variadas no mundo. No século IV a.C., o papa Julius I, com a intenção de substituir os rituais pagãos por festas cristãs, fixou a celebração no dia 25 de dezembro, data que se estabeleceu com a troca do calendário juliano pelo gregoriano. A tradição repleta de símbolos fez do Natal uma das festas mais ornamentadas de todas.
Bolas
Por seu formato e colorido, as bolas simbolizam o fruto da “árvore da vida”.
Meias na chaminé
Conta a lenda que três moças não podiam casar, porque na época era indispensável um dote, de que elas não dispunham. São Nicolau, o santo que inspirou o personagem de Papai Noel, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas pela chaminé da casa das moças, os quais caíram dentro das suas meias, que estavam secando na lareira.
Papai Noel
Diz a lenda que, em Myra, atual Turquia, 300 a.C., morava Nicolas, que distribuía presentes na época do Natal. Quando seu pai morreu, Nicolas tornou-se padre e, mais tarde, bispo, passando a vestir roupas e chapéu vermelhos. A barba branca também era um traço marcante dele. Quando morreu, a Igreja canonizou-o e sua imagem tornou-se símbolo das comemorações natalinas.
Nome do Papai Noel em outros países:
Alemanha: Kiss Kringle (criança do Cristo)
Canadá: Santa Claus
Dinamarca: Juliman
Espanha: Papa Noel
Estados Unidos: Santa Claus
Finlândia: Joulupukki
França: Pére Noel
Holanda: Kerstman
Inglaterra: Father Christmas
Itália: Belfana ou Papa Natal
Japão: Jizo
Rússia: Baboushka
Suécia: Jultomten
Pinheiro
Existem várias teorias para explicar por que o pinheiro se tornou a árvore símbolo do Natal na maioria dos países. Conta a história que, quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores que resolveram presenteá-lo. A palmeira escolheu a maior e mais bela palma e fez dela um abano para o menino. A oliveira ofereceu o suave e perfumado óleo, para amaciar os pés do menino. O pinheiro, tristemente conformado com a ideia de que nada tinha a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas e poderiam machucar o menino, percebeu que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma que o olhar de Jesus não resistia à beleza dessa árvore. Por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes.
Adaptado de:
Após explicação dos símbolos natalinos, decore a sala com seus alunos, considerando o significado dos enfeites.
Bolas: existe disponível grande variedade de cores e tamanhos de bolas. Usando vários tipos de material, como papel machê, isopor, caixa de ovo, é possível criar linda decoração para sua árvore.
Meias: corte pano e/ou papel no formato de meias e cole os pares usando cola branca ou cola quente. Decore com o nome de cada criança e pregue-os na parede da sala, de preferência perto da janela, “para facilitar a entrada do Papai Noel”.
Papai Noel: proporcione visita do Papai Noel aos alunos. Peça a alguém da escola que se caracterize com roupa vermelha, barba branca e um saco contendo pequenos mimos fornecidos pela escola ou pelos pais, lembrando-se de identificá-los com o nome dos alunos.
Surpreenda-os com o Papai Noel que vem à sala de aula especialmente para ver a decoração de Natal feita por eles.
Pinheirinho: confeccione o pinheiro com material reciclável, como garrafa PET, ou providencie pinheirinho artificial. Evite árvore natural para não incentivar o desmatamento.
Aproveite e faça o download do pinheiro do projeto, clique na imagem abaixo para fazer o download em alta resolução:
Fonte:Ateliê
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu comentário aqui....