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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atividades de Alfabetização - Nível silábico e silábico-alfabético


 








Nível Silábico
Nesta fase surge a tentativa de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compõe uma escrita. O nível silábico caracteriza-se, portanto, pelos aspectos que se seguem:

• Conflito com a exigência da quantidade mínima de letras;

• Na escrita de palavras tem a preocupação de não repetir letras;

• Quando silábico convicto, usa para cada som que emite, uma letra. Não há sobras;

• Pode ou não conhecer o valor sonoro convencional das letras e saber utilizá-las;

• Pode misturar letra com número na escrita de palavras, apesar de diferenciá-las;

• Lê apontando para cada letra;

• Leitura silábica

2. Objetivos:

- Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;

- Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica

- Ouvir e compreender histórias;

- Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).

- Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;


Nível Silábico-Alfabético
1. Características:
Ocorre, então a transição da hipótese silábica para a alfabética. O conflito que se estabeleceu entre uma exigência interna da própria criança (o número mínimo de grafias) e a realidade das formas que o meio lhe oferece, faz com que ela procure soluções.

2. Objetivos:
- organizar as frases do texto
- Dividir palavras em sílabas e fazer a contagem das sílabas
- Desenvolver palavras com as sílabas
- Produzir textos, ditados e listas
 
 
 
Salmos, 29:11 -
O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo.



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